Saúde

Saiba os cuidados que devem ser tomados para evitar a conjuntivite

O Imparcial destaca algumas dicas para ficar longe da doença altamente contagiosa que causa profunda irritação. Confira!

A conjuntivite é altamente contagiosa e muito comum no verão.

A conjuntivite é altamente contagiosa e muito comum no verão.

Olhos vermelhos e lacrimejantes, inchaço nas pálpebras, irritação ao ter contato com a luz… Basta estes sintomas aparecerem que você já sabe: é a conjuntivite batendo na porta. A doença se caracteriza pela inflamação da conjuntiva, causada por agentes tóxicos, alergias, bactérias ou vírus. A conjuntivite viral é altamente contagiosa e frequente no verão, e apesar de não ser grave, pode causar muito incômodo. Saiba quais cuidados tomar para evitar a doença!

Não compartilhe objetos

Quem nunca utilizou maquiagens, toalhas ou outros itens emprestados, atire a primeira pedra. A prática, no entanto, pode contribuir para que o vírus se espalhe. A dica é não compartilhar este tipo de objeto!

Higiene sempre

Outra dica para evitar a conjuntivite é sempre atentar para a higiene. Lavar as mãos com frequência, passar álcool e nunca levá-las aos olhos. Também é importante lavar as mãos antes e depois de manusear pomadas ou colírios.

Cuidado com as piscinas

Com este calor, todos ficam tentados a tomar um bom banho de piscina sempre que possível. A ocasião, entretanto, pode ser um prato cheio para a proliferação da conjuntivite. A dica é evitar nadar em piscinas que não estejam devidamente tratadas ou em praias e lagos impróprios para banho. Se possível, o uso do óculos de mergulho para nadar é recomendado.

Sabemos que coça, mas…

É impossível não sentir vontade de coçar os olhos quando a doença está querendo aparecer. O recomendado é nunca coçar a área, pois a irritação pode fazer desenvolver a conjuntivite. Assim que tiver os indícios de que a doença está aparecendo, procure um médico para prescrever pomadas ou colírios que tratem ou impeçam o desenvolvimento da conjuntivite.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias