FAKE NEWS

Saiba como desvendar notícias falsas na internet

Quase metade dos brasileiros que se informam pela internet compartilham notícias sem checar a veracidade delas

As notícias falsas só se propagam porque há pessoas que acreditam nelas. Foto? Reprodução

Está muito difícil hoje em dia confiar em qualquer fonte ou site de notícias, não é mesmo? Com a ampliação dos meios de acesso à internet, qualquer pessoa, mesmo sem qualificação, pode proferir notícias falsas que acabam se espalhando e bombardeando aqueles que buscam por informação. Mas elas só circulam porque muita gente passa elas em diante. E se você tivesse como desvendar as chamadas “Fake News”?

Um estudo do Pew Research Center, nos Estados Unidos, descobriu que 32% dos americanos já viram notícias falsas online e quase um quarto dos americanos compartilhou artigos que são falsos. No Brasil, a agência Advice Comunicação Corporativa, por meio do aplicativo BonusQuest, em novembro do ano passado, indicou que 78% dos brasileiros se informam pelas redes sociais. Destes, 42% admitem já ter compartilhado notícias falsas e só 39% checam com frequência as notícias antes de difundi-las.

Como as consequências da propagação das “Fake News” são graves tanto para quem compartilha, como para quem está envolvido no boato, jornalistas e jornais de todo o mundo começaram a desenvolver ferramentas que auxiliam na identificação de farsas noticiosas. O jornal americano Washington Post, criou manuais para os próprios leitores checarem a veracidade das informações encontradas na internet. Confira outras ferramentas:

E-farsas

É um dos precursores do gênero, o site foi criado em 2002 e nele é possível pesquisar sobre a maior parte dos boatos amplamente difundidos na rede. O autor do site além de pesquisar a origem dos boatos, tenta fazer uma análise minuciosa sobre os pontos contraditórios contidos na informação que está sendo divulgada.

Boatos.org

Criado pelo jornalista Edgard Matsuki em 2013, é uma excelente alternativa para checagem de histórias espalhadas pela internet. O site segue uma linha editorial semelhante a encontrada no e-Farsas, mas pode variar no que diz respeito a análise da história. Nem sempre o que publicado num site, é repetido no outro.

Fatos & Boatos

É um site criado pelo Governo Federal e lançado no final de 2015. Para acessar é necessário criar um cadastro. Nesse site são esclarecidos fatos relacionados a política brasileira.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias