Procon/MA faz campanha sobre publicidade enganosa
Segundo o presidente do Procon/MA, Duarte Júnior, o consumidor atento pode evitar dores de cabeça após a compra no Dia dos Pais
Dia dos Pais chegando e todo mundo em casa começa a pensar que presente dar para o paizão. Mas fique atento! Na pressa de comprar, o consumidor pode ser vítima de publicidade enganosa. Por isso, o Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor (Procon/MA) listou algumas dicas para quem vai em busca do presente ideal.
Segundo o presidente do Procon/MA, Duarte Júnior, o consumidor atento pode evitar dores de cabeça após a compra. “Se houver divergência de preços ou faltar informações sobre o produto, há possibilidade de o fornecedor incorrer em publicidade enganosa, portanto, denuncie! Vale destacar que o consumidor é sempre o maior, melhor e principal fiscal das relações de consumo”, afirmou.
Fique atento aos preços
Sempre verifique se o preço da vitrine, etiqueta ou gôndola é o mesmo que aparece no caixa da loja. Certifique-se também de que o preço digitado na máquina de cartão de crédito está correto. Caso haja qualquer divergência, o consumidor tem direito a levar o produto pelo menor preço divulgado.
Informe-se
Antes de levar o produto, pergunte tudo sobre o uso, durabilidade, garantia, condições de pagamento e de troca, validade, riscos e limitações. A divulgação de informações falsas ou incompletas também caracteriza publicidade enganosa e o consumidor tem direito a ter acesso a elas de forma clara, precisa e inequívoca.
Guarde comprovantes
Não jogue fora imediatamente as notas fiscais, etiquetas, recibos e folhetos publicitários. Eles podem servir de provas caso você identifique uma publicidade enganosa.
Troca
Ao contrário do que afirmam alguns fornecedores, os descontos não eximem as empresas de realizarem trocas em casos de vício nos produtos. Nessas situações, o Código de Defesa do Consumidor garante o prazo de 30 dias para reparar o problema. Caso não haja a resolução, o consumidor pode exigir sua troca por outro produto em perfeitas condições ou, se preferir, pode pedir a devolução total da quantia paga, ou o abatimento proporcional do preço.
Algumas empresas oferecem uma política de troca especial, dando a oportunidade de o consumidor trocar a mercadoria mesmo quando não houver qualquer vício, como peças com tamanhos maiores ou desagrado do consumidor por outros motivos. Conheça previamente essa diretriz da loja e exija seus direitos.
Denuncie!
Não basta fazer textão no facebook e reclamar com o amigo. Os meios oficiais de denúncia são sua principal arma para garantir seu direito. Por isso, denuncie qualquer suspeita de irregularidade por meio do site, do aplicativo disponível para telefones Android e iOS e em qualquer unidade física do Procon/MA. Lembrando que os postos de atendimento que funcionam dentro dos Vivas do Shopping da Ilha e do Pátio Norte atendem até as 22h durante a semana. No Shopping da Ilha você pode ainda formalizar denúncia aos sábados e domingos das 13h às 19h.