Brincadeira de risco

Ocorrências com pipas na rede elétrica foi a maior em dois anos

Só no mês de julho foram 636 ocorrências registradas pela Cemar; O ideal é brincar em áreas abertas, sem fiação próxima, para evitar riscos

Reprodução

Com o clima quente as ruas tornam-se o lugar das brincadeiras de muitas crianças e adolescentes. E qual criança não gosta de montar e ver a sua pipa rodopiando no ar? Mas se a brincadeira não tiver o cuidado, há um perigo escondido nesse colorido do céu: a fiação elétrica.

A Companhia Energética do Maranhão – Cemar durante palestras em escolas e nas comunidades vem alertando ao longo do ano pais e alunos sobre os cuidados com a rede elétrica. Ao deixar uma pipa enroscar na fiação, tanto as crianças quanto a população do bairro pode ser afetada.

“A brincadeira de soltar pipa é muito divertida, mas oferece grandes riscos se não for feito de forma responsável. Por este motivo é importante tomar alguns cuidados, inclusive ao atravessar a rua correndo, os atropelamentos são comuns devido a este tipo de brincadeira. Ficando atento as dicas de segurança da Companhia é só aproveitar e se divertir” explica Francisco Ferreira, executivo de Segurança da Cemar.

O número de ocorrências de rede elétrica afetada por pipas. O primeiro semestre desse ano, o número foi menor com relação ao mesmo período do ano passado. Mas a média de julho superou o quantitativo já registrado nos dois anos anteriores. Confira:

Resumo das ocorrências de pipa em rede registradas pela Cemar

Ano

JANFEVMARABRMAIJUNJULTOTAL

2015

1541441241721882665701618
2016163360276128133207383

1650

201782144137121138375636

1633

 

E quando as pipas ficam enganchadas na fiação?

A orientação é que não tentem tirar essa pipa, principalmente com fios metálicos ou arames. Pois muitas vezes a criança percebe que pode pegar, sem medir esforços e é extremamente perigoso, sendo um risco até fatal. Lembrando que é proibido invadir subestações para tentar recuperar pipas que tenham caído nestas instalações.

O melhor é que essas brincadeiras sejam feitas em locais que não tenham rede elétrica próxima, preferencialmente em campos abertos, praias ou parques. A Companhia periodicamente tem feito manutenção na rede elétrica, inclusive fazendo a limpeza desses cabos.

Em caso de acidente com choque elétrico, nunca toque na vítima e não fique próximo de fios e objetos que estejam em contato com ela. Chame o Samu no 192 ou Corpo de Bombeiros 193, comunique a Cemar através do 116 e informe a situação com o local exato e ponto de referência.

Pipa na rede = interrupção no fornecimento

Além da segurança das crianças que gostam de soltar pipa, há também os prejuízos materiais e financeiros. Soltar pipa embaixo da rede elétrica pode provocar curto-circuito e desligamentos na redes de distribuição, caso ela enrosque na fiação.

Outra preocupação é em relação ao cerol, mistura cortante feita com cola, vidro e restos de materiais condutores, que é um dos principais causadores das interrupções no fornecimento da energia. Geralmente provocam curto circuito e até o rompimento dos cabos, podendo causar um grave choque elétrico ou até mesmo fatal.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias