Estreitando laços

Lula busca forças para candidatura com vinda ao Maranhão

Com caravanas programadas para todo o nordeste, nos dias 5 de 6 de agosto, o ex-presidente passará por São Luís e Itapecuru-Mirim

Reprodução

Uma visita com diversos objetivos pré-estabelecidos. Assim pode ser considerada a vinda do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Maranhão. Após o anúncio de que o petista viria ao estado, faltava definir as datas. Agora, não falta mais: Lula estará em solo maranhense nos dias 5 e 6 de setembro.

O principal objetivo do ex-presidente é encerrar sua caravana pelo Nordeste, mas a política de Lula vai um pouco mais além. Ele não esconde sua vontade de concorrer à Presidência da República em 2018 e, por isso, para fortalecer o apoio à sua eleição, Lula terá uma conversa particular com o governador Flávio Dino (PCdoB).

O encontro com Dino faz parte das ações previstas para a passagem de Lula pelo Maranhão. Apesar de não ser tratada como uma reunião visando exclusivamente às próximas eleições, o encontro servirá, no mínimo, para que os dois possam estreitar seus laços.

Além do mais, o interesse por apoio não é algo que apenas Lula deseja. Dino também almeja uma aliança com o PT. O Diretório Estadual do partido, por sua vez, já demonstrou ter a intenção de se fazer presente na chapa do governador em 2018, tendo o direito de indicar o candidato a vice. No entanto, as conversas para a escolha deste vice pouco avançaram nos últimos meses e, por isso, a aproximação de Lula com Flávio Dino poderá acelerar esse processo.

Fortalecimento

Deixando de lado o debate em conseguir o cargo de vice na chapa de Flávio Dino em 2018, o discurso no Partido dos Trabalhadores do Maranhão é um só: a presença de Lula no estado fortalecerá a legenda entre os maranhenses. A caravana proposta por Lula e a cúpula do PT nacional irá percorrer todo o Nordeste a partir do dia 17 de agosto. A primeira parada será na Bahia e a última, no Maranhão.
“A vinda do Lula reforça e fortalece a presença do partido no estado. Antes, ele vinha ao Maranhão por causa da relação institucional com o governo. Agora, está vindo pelas mãos do PT”, disse o deputado estadual Zé Inácio (PT) ao jornal O Imparcial.
Durante esta longa viagem, Lula irá percorrer os estados nordestinos de ônibus com o intuito de realizar um diagnóstico mais atualizado sobre a atual situação da região. Os dados colhidos irão ser utilizados para elaborar um plano de governo para 2018.
“Estou começando uma caravana e vou passar por dez estados. Depois quero ir ao Sul, Sudeste e ao Norte para ver como eles estão estragando esse país que nós conseguimos fazer crescer, ter autoestima e que está em decadência. Todo dia que deito, penso na situação em que está o país e em como o deixamos. Quero viajar o Brasil todo de ônibus e de ônibus, de carro, de trem, de barco para que a gente possa ter acesso ao povo”, afirmou o ex-presidente Lula.

Programação

Nos dias 5 e 6 de setembro, quando estiver no Maranhão, Lula irá visitar o assentamento do MST Cristina Alves, na cidade de Itapecuru-Mirim. Após a ação no interior, o ex-presidente retorna a São Luís para participar de um ato político, que poderá ocorrer na Praça Deodoro ou na Praça Maria Aragão.

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias