Saúde

Hospital Presidente Vargas realiza ações para comemorar 74 anos

A programação será encerrada nesta sexta-feira (25) com a plantação de mudas em toda a área externa da unidade

Ações são realizadas em comemoração aos 74 anos da unidade de saúde

Ações são realizadas em comemoração aos 74 anos da unidade de saúde

Durante toda esta semana pacientes e funcionários do Hospital Presidente Vargas participam da comemoração de 74 anos da unidade de saúde composta de palestras, oficinas, jogos, peças teatrais e shows culturais. Na manhã desta segunda-feira (21), a programação iniciou com a palestra “Contraí o vírus HIV, não usei camisinha” para pacientes do ambulatório.

Formas de prevenção, incidência e sintomas foram os principais pontos abordados pela enfermeira Darly Cutrim. “Falar sobre o vírus HIV ainda é um assunto delicado, mas que precisa ser esclarecido para todo população. Os pacientes que vieram ao hospital Presidente Vargas puderam entender melhor esta doença e como se prevenir da mesma. Nada como a informação para evitar que esta doença se espalhe na população. Uma boa conversa foi o que tive com eles na manhã de hoje”, disse enfermeira Darly.

Após a palestra, os funcionários do hospital receberam massagens relaxantes e orientações posturais fornecidas por uma equipe multidisciplinar, formada por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. A secretária do setor de Serviço Especializado

de Atendimento (SAE), Maria do Rosário Gomes, tirou dúvidas sobre postura e recebeu massagem. “Esta é a oportunidade que temos para levantar da cadeira e relaxar a musculatura e coluna. Ao conversar com a fisioterapeuta me informei sobre bons exercícios para aliviar as dores causadas pela má postura”, afirmou Maria do Rosário.

Segundo a diretora geral do Hospital Presidente Vargas, Leyna Lima, é grande o contingente de pessoas em tratamento na unidade e as palestras marcadas para todos os dias da semana levarão informações ao alcance de todos. “Não podemos deixar esta data de 74 anos em branco, e nada melhor que transmitir orientações para os pacientes e funcionários sobre as doenças que tratamos na unidade”, explicou a diretora.

Ainda como parte da programação, o ator Mia ‘cara de gato’ percorreu as enfermarias, levando alegria aos pacientes internados e à tarde, no auditório, ocorreu um campeonato de damas com a presença do vice-campeão maranhense do 27º Campeonato Maranhense Adulto de Damas Internacional, Fernando França.

A programação será encerrada nesta sexta-feira (25) com a plantação de mudas em toda a área externa da unidade.

Sobre o hospital

O Hospital Presidente Vargas é referência no tratamento de HIV, tuberculose e doenças tropicais. A unidade de saúde disponibiliza dois tipos de atendimentos, o ambulatorial e a internação. Na enfermaria são 36 leitos, e, na UTI, 17, sendo um de isolamento.

Diversas especialidades médicas são oferecidas como infectologia, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, nefrologia, nutrição, odontologia, pneumologia, psicologia, serviço social e terapia ocupacional, e ainda, serviços de imagem.

De maio a junho deste ano, 43.983 atendimentos foram realizados no hospital, entre consultas médicas, exames e outros procedimentos, como pequenas cirurgias e tratamento odontológicos.

“A procura é muito grande, é a unidade referência no tratamento de HIV, tuberculose e doenças tropicais. Portanto, a realização de uma programação voltada para a parte educativa e cultural é muito importante para os pacientes e acompanhantes que saem daqui bem informados e de certa forma, mais felizes.

Confira a programação:

Terça-feira (22):
MANHÃ:
Palestra -Orientações Educação Bucal
TARDE:
Final do Campeonato de Jogos de Dama) e Cinema

Quarta-feira (23):
MANHÃ:
Show de Magica 40’min
TARDE:
Oficina artesanato e Massoterapia com a técnica de Shiatsu Amma

Quinta-feira (23):
TARDE:
Oficina artesanato, Massoterapia com a técnica de Shiatsu Amma e gincana

Sexta-feira (23):
MANHÃ:
Dia da beleza com dicas de moda e maquiagem
TARDE:
Atrações culturais com Tambor de Crioula, bumba-boi, show com os cantores Eraldo Ébano, Nego Jóia e Elilma Vasconcelos.

MOSTRAR MAIS