Hospital Presidente Vargas realiza ações para comemorar 74 anos
A programação será encerrada nesta sexta-feira (25) com a plantação de mudas em toda a área externa da unidade
Durante toda esta semana pacientes e funcionários do Hospital Presidente Vargas participam da comemoração de 74 anos da unidade de saúde composta de palestras, oficinas, jogos, peças teatrais e shows culturais. Na manhã desta segunda-feira (21), a programação iniciou com a palestra “Contraí o vírus HIV, não usei camisinha” para pacientes do ambulatório.
Formas de prevenção, incidência e sintomas foram os principais pontos abordados pela enfermeira Darly Cutrim. “Falar sobre o vírus HIV ainda é um assunto delicado, mas que precisa ser esclarecido para todo população. Os pacientes que vieram ao hospital Presidente Vargas puderam entender melhor esta doença e como se prevenir da mesma. Nada como a informação para evitar que esta doença se espalhe na população. Uma boa conversa foi o que tive com eles na manhã de hoje”, disse enfermeira Darly.
Após a palestra, os funcionários do hospital receberam massagens relaxantes e orientações posturais fornecidas por uma equipe multidisciplinar, formada por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. A secretária do setor de Serviço Especializado
de Atendimento (SAE), Maria do Rosário Gomes, tirou dúvidas sobre postura e recebeu massagem. “Esta é a oportunidade que temos para levantar da cadeira e relaxar a musculatura e coluna. Ao conversar com a fisioterapeuta me informei sobre bons exercícios para aliviar as dores causadas pela má postura”, afirmou Maria do Rosário.
Segundo a diretora geral do Hospital Presidente Vargas, Leyna Lima, é grande o contingente de pessoas em tratamento na unidade e as palestras marcadas para todos os dias da semana levarão informações ao alcance de todos. “Não podemos deixar esta data de 74 anos em branco, e nada melhor que transmitir orientações para os pacientes e funcionários sobre as doenças que tratamos na unidade”, explicou a diretora.
Ainda como parte da programação, o ator Mia ‘cara de gato’ percorreu as enfermarias, levando alegria aos pacientes internados e à tarde, no auditório, ocorreu um campeonato de damas com a presença do vice-campeão maranhense do 27º Campeonato Maranhense Adulto de Damas Internacional, Fernando França.
A programação será encerrada nesta sexta-feira (25) com a plantação de mudas em toda a área externa da unidade.
Sobre o hospital
O Hospital Presidente Vargas é referência no tratamento de HIV, tuberculose e doenças tropicais. A unidade de saúde disponibiliza dois tipos de atendimentos, o ambulatorial e a internação. Na enfermaria são 36 leitos, e, na UTI, 17, sendo um de isolamento.
Diversas especialidades médicas são oferecidas como infectologia, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, nefrologia, nutrição, odontologia, pneumologia, psicologia, serviço social e terapia ocupacional, e ainda, serviços de imagem.
De maio a junho deste ano, 43.983 atendimentos foram realizados no hospital, entre consultas médicas, exames e outros procedimentos, como pequenas cirurgias e tratamento odontológicos.
“A procura é muito grande, é a unidade referência no tratamento de HIV, tuberculose e doenças tropicais. Portanto, a realização de uma programação voltada para a parte educativa e cultural é muito importante para os pacientes e acompanhantes que saem daqui bem informados e de certa forma, mais felizes.
Confira a programação:
Terça-feira (22):
MANHÃ:
Palestra -Orientações Educação Bucal
TARDE:
Final do Campeonato de Jogos de Dama) e Cinema
Quarta-feira (23):
MANHÃ:
Show de Magica 40’min
TARDE:
Oficina artesanato e Massoterapia com a técnica de Shiatsu Amma
Quinta-feira (23):
TARDE:
Oficina artesanato, Massoterapia com a técnica de Shiatsu Amma e gincana
Sexta-feira (23):
MANHÃ:
Dia da beleza com dicas de moda e maquiagem
TARDE:
Atrações culturais com Tambor de Crioula, bumba-boi, show com os cantores Eraldo Ébano, Nego Jóia e Elilma Vasconcelos.