Elegante e fabulosa

Há 134 anos nascia a mais famosa estilista do mundo, Coco Chanel

Gabrielle Bonheur Chanel, nasceu em 19 de agosto de 1883. Conheça mais sobre sua história antes do sucesso no mundo da Moda

Em 19 de agosto de 1883 nascia Coco Chanel

“Uma mulher deve ser duas coisas: elegante e fabulosa”. Esta frase de Gabrielle Bonheur Chanel resume sua singular importância para a Moda mundial. A estilista, que ficou mundialmente conhecida com Coco Chanel, nasceu no dia 19 de agosto de 1883. Apesar de todo glamour que Chanel teve durante sua vida adulta, o que poucos sabem é que a mais famosa estilista do mundo não nasceu em um berço de ouro.

Nascida em um hospital de caridade em Saumur, na França, Gabrielle Chanel perdeu sua mãe, Eugénie Jeanne Devolle, quando tinha apenas 12 anos. Seu pai,  Albert Chanel, decidiu colocar as duas filhas em um orfanato chamado Colégio Nossa Senhora da Misericórdia.

Ao completar 18 anos, Chanel decidiu ir embora do orfanato e se juntar a outras jovens católicas que moravam em uma pensão da cidade. A partir desse momento, a moça iniciou sua caminhada no mundo da moda, Gabrielle se tornou uma eximia costureira e se juntou à sua tia Adrienne. Além de terem idades parecidas, Chanel e Adrienne compartilhavam o sonho de deixar a pobreza de lado. Enviadas a um ateliê especializado na confecção de enxovais, tia e sobrinha passaram a morar juntas, deixando assim a pensão onde moravam antes.

Dona de grande beleza, Chanel começou a se apresentar como cantora em um conceituado café francês, onde passou a ter contato com a alta classe francesa. A jovem conheceu o milionário Arthur Capel com quem manteve um relacionamento até que Capel faleceu. O romance rendeu a abertura de uma loja de chapéus e, a partir disso, Chanel passou ao estrelado estampando revistas de moda de Paris.

Passados alguns anos, a jovem manteve um novo relacionamento que acabou lhe levando a desenhar roupas com bordados retratando o folclore russo. Para realizar esse trabalho, Chanel precisou de 20 bordadeiras. A partir daí, conheceu importantes artistas como Pablo Picasso e Greta Garbo. O talento de Chanel logo passou a fazer sucesso e suas roupas vestiram grandes atrizes de Hollywood, a partir de então , tudo que Chanel produzia virava moda.

A criação da fragrância Chanel nº5 tornou Coco Chanel em uma celebridade mundialmente conhecida. Durante os períodos bélicos vividos pela França, Chanel esteve de portas fechadas e retornou algum tempo depois. Ao passar por problemas financeiros, a estilista se reinventou e começou a vender suas roupas para o outro lado do Atlântico, mudando-se para a Suíça.

Grande admiradora da ex-primeira-dama Jackie Kennedy, Chanel reapareceu nas revistas de moda com seus tailleurs(casacos e sapatos).  Em 1971, Coco Chanel faleceu no Hotel Ritz Paris. Quando a grande estilista morreu, em sua casa foram encontrados em sua casa desenhos de roupas para uma nova coleção.

Curiosidades sobre Coco Chanel

  • Seu sobrenome de sucessso, na verdade foi digitado incorretamente. Na verdade, o sobrenome que consta no registro oficial é “Chasnel”. A mãe da estilista estava doente e não pode comparecer para realizar o registro e seu pai estava viajando na época, assim, o “Chasnel” foi colocado por erro de digitação;
  • Chanel desde cedo conviveu indiretamente com o mundo da moda, seu pai era revendedor de roupas;
  •  Seu apelido, Coco, foi dado por  oficiais durante a época em que ela se apresentava como cantora em um café francês.  Possivelmente por causa de uma canção, “Qui qu’a vu Coco dans l’Trocadéro”, que ela interpretava;
  • O famoso perfume Chanel nº5 recebeu esse nome devido ao fato de ter sido a quinta fragrância apresentada a Chanel para que escolhesse;

 

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias