Mais Saúde

Governo leva serviços de saúde à população da Vila Embratel

A comunidade da Vila Embratel será a primeira a receber o serviço itinerante, que deverá percorrer mais de 15 bairros da região metropolitana.

Reprodução

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), lança, neste sábado (19), em São Luís, o projeto ‘Mais Saúde’ com o objetivo de fortalecer o atendimento na atenção primária. A comunidade da Vila Embratel será a primeira a receber o serviço itinerante, que deverá percorrer mais de 15 bairros da região metropolitana. A ação prossegue neste domingo (20). O horário é das 8h às 17h. A próxima ação já tem data marcada e acontece nos dias 2 e 3 de setembro, no bairro Anjo da Guarda.

A ação acontecerá no Centro de Ensino Dayse Galvão, onde serão oferecidas consultas médicas especializadas com clínico geral, ginecologista, pediatra e dermatologista. “O Mutirão é uma ação de fortalecimento da atenção primária na saúde. Então, nós teremos aproximadamente 15 serviços elencados e, dentro desses, teremos subserviços, todos focados na atenção primária”, afirmou o coordenador do Mutirão Mais Saúde, Sandro Monteiro.

Para participar, a população só precisa apresentar documento de identificação com foto e cartão do SUS. As senhas começarão a ser distribuídas e os serviços iniciados a partir das 8h. Além das consultas, o ‘Mais Saúde’ também ofertará avaliação oftalmológica para diagnósticos de glaucoma e catarata, atualização da carteira vacinal, avaliação da saúde bucal, assistência farmacêutica, testes rápidos para HIV, Hepatites e Sífilis.

Anexo à escola, a Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer realizará exames preventivos do câncer do colo do útero, papanicolau, e permanecerá durante 10 dias na localidade para a entrega dos resultados. Todos os pacientes com diagnóstico que necessite de acompanhamento serão encaminhados para atendimento nas unidades de referência da rede estadual de saúde.

Programação educativa 

Como parte da programação, serão realizadas palestras. Enquanto aguarda atendimento, a população contará com exposições sobre hepatite, hipertensão, diabetes, Aedes Aegypti. Além disso, profissionais de saúde realizarão orientações nutricionais, aferição de pressão arterial e emissão do cartão SUS.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias