Fapema possui quatro editais abertos para financiamento de pesquisas e projetos
Confira as oportunidades para pesquisadores disponibilizadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do MA
Seguem abertos até o final de agosto quatro editais da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) para apoiar projetos e pesquisas realizadas no estado. Os editais completos podem ser acessados no site da fundação. Confira!
Programa de Cooperação Internacional – Guyamazon
O objetivo do edital é apoiar a execução de projetos conjuntos como atividades de cooperação internacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I), no âmbito da colaboração científica e tecnológica entre os pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa do Estado do Maranhão e pesquisadores franceses, com foco em ações voltadas para Região da Guiana Francesa. Serão apoiados projetos de prospecção, com duração de até 12 meses, e projetos de pesquisa, com duração de até 24 meses. Os interessados devem realizar inscrição online até o dia 31 deste mês.
COMUNI
Serão apoiados projetos de extensão, em interface com a pesquisa, a serem desenvolvidos preferencialmente nos municípios do Maranhão com baixo índice de desenvolvimento humano (IDH), visando a realização de ações transformadoras voltadas aos aspectos sociais, ambientais, políticos e econômicos do Estado. O prazo de inscrição é dia 21 de agosto.
Cadeia produtiva da meliponicultura e apicultura
A chamada pública do Governo do Estado tem como objetivo estimular trabalhos aplicáveis à dinamização das duas cadeias produtivas, incentivar a tecnologia e inovação voltadas à produção de mel e seus derivados no Maranhão e a inserção de estudantes em pesquisa com foco nestas áreas. As inscrições devem ser realizadas até o dia 21 deste mês.
Cadeia Produtiva da Mandioca
O objetivo do edital é apoiar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação voltados à cadeia produtiva da mandioca a serem desenvolvidas em instituições ensino superior e/ou pesquisa, sediadas no estado do Maranhão. Interessados devem se inscrever até o dia 21 deste mês.