MATEMÁTICA

Estudante maranhense conquista bronze em olimpíada internacional

Neste ano a olimpíada internacional de Matemática aconteceu em Kuala Lumpur, capital da Malásia

Reprodução

O estudante maranhense no Instituto Federal do Maranhão do Maranhão (IFMA) Clistenys Eduardo de Sousa conquistou uma medalha de bronze na Asia International Mathematical Olympiad (AIMO), olimpíada internacional de Matemática que neste ano aconteceu em Kuala Lumpur, capital da Malásia, de 2 a 6 de agosto. Essa foi a primeira vez que estudantes brasileiros participaram da olimpíada, representando três instituições de ensino: além do IFMA Campus Santa Inês, o Colégio Farroupilha, de Porto Alegre – RS e a Escola Estadual Maurício Murgel, de Belo Horizonte – MG.

Clistenys Eduardo cursa o 3º ano do curso técnico integrado em Edificações e afirma que sempre teve interesse por Matemática, mas que passou um tempo sem se dedicar ao estudo da área. “Foi uma experiência jamais vivida por mim, pelo menos não até agora. Além de participar do evento disputando essa premiação, também pude interagir com países e culturas diferentes, uma oportunidade única que pude vivenciar graças a Deus e ao IFMA Campus Santa Inês. Tenho a sensação de dever cumprido, pois a responsabilidade não era pequena, afinal, representar um estado é um ato alcançado por poucos e desta vez tive a honra de carregar essa nobre responsabilidade”.

De acordo com o professor Pessoa Júnior, essa conquista vai contribuir para despertar o interesse dos estudantes pela Matemática. “Nossos alunos vão atuar como embaixadores da Matemática na cidade, de forma que eles façam palestras, principalmente em escolas do Ensino Fundamental”.

O diretor-geral do Campus Santa Inês, Aristóteles Lacerda, ressalta que essa é uma vitória da esperança, do conhecimento e do Instituto. “A própria participação do IFMA na Olimpíada constitui-se numa vitória! A medalha alcançada pelo educando Clistenys Eduardo Teixeira abrilhantou ainda mais esta participação vitoriosa! Tudo isso revela o quão somos capazes de transcender os obstáculos, através da humildade, do trabalho coletivo, da perseverança e da valorização da educação. O Instituto Federal do Maranhão entende sua responsabilidade e procura criar possibilidades para uma formação mais plena. Eis a prova. Parabéns ao professor Pessoa Júnior, Joefton Trindade, Robson Luan e, de modo especial, a Clistenys Eduardo, e a todos que acreditaram neste projeto!”

A competição

Asia International Mathematical Olympiad (AIMO) acontece anualmente e tem origem em Hong Kong. A competição visa aprimorar as habilidades de pensamento crítico e troca de informações entre os estudantes, além de promover o desenvolvimento cultural e educacional. É organizada pela Asia International Mathematical Olympiad Union desde 2012 e tem sido reconhecida internacionalmente com a participação de delegações de 13 países, Malásia, Singapura, Indonésia, Tailândia, Filipinas, Cazaquistão, Hong Kong, Taiwan, China, Macau, Coréia do Sul, Bulgária e Myanmar, além do Brasil que teve sua primeira participação neste ano. Os alunos disputam as provas de acordo com as séries que cursam.

A Rede do Programa de Olimpíadas de Conhecimento (Rede POC) é a instituição no Brasil que seleciona as equipes para participarem de olimpíadas internacionais. A entidade convida as escolas com os melhores resultados na Olimpíada Matemática sem Fronteiras. Os estudantes do IFMA Santa Inês são medalhistas há três anos consecutivos na competição: 2015 (2 medalhas de bronze), 2016 (1 medalha de prata e 1 de bronze) e 2017 (1 medalha de bronze).

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias