Chuva de meteoros

Estrelas cadentes iluminam madrugada deste sábado

A principal dica para quem quiser acompanhar esse espetáculo é procurar um espaço distante de luzes artificiais

A chuva acontece geralmente nesta época do ano

A madrugada deste sábado (12) será regada por uma chuva diferente: cientistas afirmam que a chuva de meteoros Perseida poderá ser vista a olho nu por quem estiver no Brasil. Esse fenômeno ocorre quando a Terra passa por regiões onde existem fragmentos espaciais geralmente deixados por cometas ou asteroides. A principal dica para quem quiser acompanhar esse espetáculo é procurar um espaço distante de luzes artificiais.

O cometa Swift-Tuttle é o causador da aparição das estrelas cadentes que poderão ser vistas por volta das três horas da madrugada de sábado. Ao passar pelo espaço, o Swift-Tuttle deixa para trás pequenas partículas, que entram em combustão quando atravessam a atmosfera terrestre. A Terra segue o rastro espacial do cometa e o resultado é uma chuva de estrelas cadentes iluminando o céu pode ser contemplada.

Para quem é cheio de dedos quando o assunto é astronomia, pode manter a calma. O que os cientistas dizem é que a chuva de meteoros não trás qualquer perigo aos habitantes do planeta azul. Por serem partículas minúsculas (especialistas afirmam que são semelhantes a um grão de areia), o máximo que pode acontecer é um belo espetáculo de luzes inundando o céu.

Dicas

– Busque um lugar distante de luzes artificiais. O ideal é que se esteja em um lugar o mais escuro possível;

– Não será necessário o uso de qualquer equipamento, as estrelas cadentes poderão ser vistas a olho nu;

– Vale lembrar que é preciso persistência. A poluição das metrópoles e até mesmo a lua, podem dificultar na visualização da chuva de meteoros;

– Procure olhar na direção Norte;

Especialistas indicam que para os olhos humanos se acostumarem com a escuridão é necessário algum tempo, então não adianta acordar às três da madrugada e esperar que as estrelas apareçam como um show de pirotecnia. Pelo menos uma hora deve ser gasta para que uma sequência seja vista.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias