Lençóis Jazz & Blues Festival

Estrela da soul music fará apresentação em Barreirinhas

Além do talento americano Annika Chambers, o Lençóis Jazz & Blues Festival, em Barreirinhas, recebe Alma Thomas, com um repertório recheado de clássicos do Jazz; Confira a programação completa

Reprodução

Música, gastronomia e muita diversão. É o que promete ser a Nona Edição do Lençóis Jazz & Blues Festival que vai acontecer no período de 11 a 13 de agosto, em Barreirinhas, portal de entrada dos Lençóis Maranhenses. Ao todo, serão 14 atrações, em nove shows musicais, além de oficinas culturais gratuitamente e de uma diversificada programação paralela.

O festival do Circuito Barreirinhas será realizado às margens do belo Rio Preguiças, na Avenida Beira Rio. O público terá a oportunidade de curtir o som de artistas, como Annika Chambers, a mais nova estrela da soul music americana da atualidade. A cantora, que tem como suas maiores inspirações feras da música mundial, como Aretha Franklin, Etta James, Koko Taylor e Ray Charles, vai surpreender a todos com a potência de sua voz contagiante e seu suingue envolvente, dando sempre uma roupagem contemporânea a canções de autores clássicos do blues e do soul.

O talento de Annika Chambers permaneceu por muito tempo escondido do público, pelo menos durante os quase oito anos que ela passou no exército dos Estados Unidos. Apesar de sonhar em servir a seu país desde criança, a vida como assistente de recursos humanos da corporação não permitia que Annika se dedicasse a uma paixão ainda mais antiga: a música. A cantora, que foi apresentada ao blues dentro do exército, trabalhou em ações militares no Kosovo e no Iraque resolveu arriscar tudo em 2012, participando da International Blues Competition (IBC). O concurso não concedeu o principal prêmio a Annika, mas foi o responsável por revelá-la como expoente da soul music americana.

Depois de chamar atenção no IBC, Annika escalou o baixista Larry Fulcher (dono de dois Grammys por seu trabalho ao lado do guitarrista Taj Mahal) e o proprietário do Montrose Studios, Richard Cagle, para trabalhar num disco próprio. Assim foi concebido o álbum Making My Mark. O projeto bem-sucedido conquistou a cena blueseira de Houston, cidade natal da vocalista, lançando ao mundo um timbre poderoso e apaixonado. No Lençóis Jazz & Blues Festival, o show deve seguir um repertório de canções autorais e clássicos do universo da divas do blues/soul como I’m a Woman e Id rather go blind. Além de canções de Wild & Free, como You Make Feel Like, I Say a Little Prayer for You, além de canções que passeiam pelo rock, funk, soul, e blues.

Outra atração do festival será a cantora americana Alma Thomas, que vai apresentar um repertório recheado com clássicos do jazz. A cantora é apaixonada por Etta James e B.B King. Alma nasceu em Nova York, onde começou a cantar aos 7 anos, numa igreja episcopal. Aos 18 anos, foi aceita na Universidade de Massachusetts para o programa de ópera. Mais tarde, ingressou na Berklee College of Music, onde estudou jazz, improvisação vocal, harmonia e arranjo. Lá conheceu e se apaixonou pelo pianista brasileiro Pedro Milman, hoje seu marido. Em 2004, se mudaram para o Rio de Janeiro, e desde então Alma vem construindo sua carreira como cantora de jazz. Ela já se apresentou em festivais no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Natal, Belém, Salvador, Rio das Ostras e no Bourbon Street, em São Paulo. Seu primeiro CD Sub-entendido foi produzido em 2005 no Japão. Em seguida, vieram Live Sessions One (2007) e And The People of The Pop Republic (2012).

Em 2012, foi a única participante estrangeira do programa The Voice Brasil, quando teve que provar a sua intimidade com a música brasileira. A repercussão que foi gerada depois de cantar músicas de Djavan, Arlindo Cruz e Thiaguinho foi tão positiva que abriu as portas para novas parcerias e pesquisas sobre a música brasileira, sem esquecer suas raízes no jazz e no blues.

Discotecagem com Vanessa Serra

Outra novidade deste ano é a participação da dj Vanessa Serra. A maranhense vai encantar o público, nos intervalos dos shows, com sequências inusitadas de músicas nacionais e internacionais pontuadas pela bossa nova, jazz e blues em uma discotecagem retrô e 100% analógica. O Lençóis Jazz & Blues Festival é realizado pela Tutuca Viana Produções, com os patrocínios da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e do Governo do Maranhão por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, vai começar a movimentar a cidade logo pela manhã com a realização das oficinas.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE SHOWS

SEXTA-FEIRA (11)

20h- Jazzencontros (MA)
21h15 – Roda Gingante – Arismar do Espírito Santo, Bebê
Kramer, Gabriel Grossi e Sérgio Coelho (SP)
22h30 – Alma Thomas e Trio (USA).

SÁBADO (12)

20h – Mauro Sergio e Banda (MA)
21h15 – Zé Renato e Renato Braz (RJ/SP)
22h30 – Annika Chambers (USA)

DOMINGO (13)

20h – Eduardo Neves e Rogério Caetano (RJ)
21h15 – Cristovão Bastos e Trio (RJ)
22h30 – Sandra Duailibe e Quarteto (MA)

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias