Idiomas

Confira dicas para aprender inglês sozinho em casa

E se no lugar de ir para um curso de inglês, você pudesse aprender e estudar a língua em casa, por conta própria, e sair desse estudo falando inglês fluente?

Uma boa dica é ouvir músicas em inglês!

Uma boa dica é ouvir músicas em inglês!

Querer é uma coisa, mas conseguir… Quem nunca fez uma promessa de que começaria um curso de inglês e desistiu na primeira adversidade? Muitos fazem isso, não só com o curso de inglês em si, mas com planos de estudos, de mudanças de hábitos, organização, entre outros. O ser humano nem sempre cumpre o que promete, nem para ele mesmo.

Muitas pessoas desejam aprender inglês por uma necessidade ou até mesmo obrigação por causa da posição que ocupa, pelo trabalho, escola, viagens ou qualquer outro motivo. Porém, na maioria das vezes, essas mesmas pessoas não possuem agenda para assumir um compromisso como um curso de línguas e acabam deixando sempre para depois, um depois que, infelizmente, nunca chega.

E se no lugar de ir para um curso de inglês, você pudesse aprender e estudar a língua em casa, por conta própria, e sair desse estudo falando inglês fluente? Seria uma boa troca? Ter seus próprios horários e seu plano de estudo personalizado, o que acha? Seria uma boa alternativa? E se dissermos que isso pode, sim, tornar-se realidade? Você se planejaria para estudar em casa e alcançar um nível avançado de inglês?

Bom, o que propomos aqui são algumas dicas para que você possa adquirir fluência estudando em casa, mas isso não significa que você falará inglês fluente da noite para o dia. Aprender inglês, como qualquer outra disciplina, não é feito em um passo de mágica. Não tem como você começar a estudar hoje e daqui a um mês já saber tudo. Todavia, com algumas dicas, você pode ser capaz de otimizar seu tempo de estudo e aprender a absorver o essencial das coisas simples, buscando aprender mais da língua com os recursos do seu dia a dia! Confira nossas dicas:

Dicas para aprender inglês em casa

1. Filmes e séries

A primeira dica já deve ser conhecida e praticada por muitos dos que são adeptos do estudo da língua inglesa: assistir a filmes e séries em inglês SEM legenda! Sim! Você não deve colocar legenda em português se você deseja aprender o inglês, pois essa prática apenas vai retardar seu aprendizado e minar sua atenção para a língua falada. Quando vemos filmes em inglês ou em qualquer outro idioma que não seja o nosso com a legenda em português, havendo raríssimas exceções, a tendência é olharmos o tempo todo para a legenda, esquecendo-se completamente de voltar nossa atenção para o áudio do filme. É muito importante, para quem deseja adquirir fluência no inglês, ter conhecimento da língua falada. Apesar de filmes e séries possuírem um vocabulário, digamos, “plastificado”, em virtude das edições ligadas aos objetivos da produção, ainda assim são muito úteis para quem não fala inglês buscar a fluência! Veja muitos filmes e suas séries preferidas sem legenda daqui para frente!

2. Músicas

Com as músicas, já é um processo diferente em relação aos filmes e séries, pois, para melhor aprender com as canções, o melhor mesmo é ouvi-las seguindo suas respectivas letras. Por que isso é importante? Porque ajuda a adquirir maior vocabulário e, ao mesmo tempo, proporciona familiaridade com as palavras que já conhecemos! Ouvir músicas em inglês com a letra permite que cantemos juntos, melhorando a pronúncia, e percebamos melhor as palavras, conhecendo sua escrita e pronúncia ao mesmo tempo. Muitas vezes, você canta sem a letra e nem percebe o que está sendo dito, apenas se deixa levar pela melodia e, quando percebe, passou o dia todo ouvindo música, mas não se lembra da letra.

3. Rádio

Ouvir as rádios das cidades de países que falam a língua inglesa pode ser uma enorme ajuda para quem está aprendendo inglês! Diferentemente de filmes e seriados, que, como já foi dito, possuem uma edição e roteiro, com o rádio, tudo flui de maneira real e espontânea. Assim, na rádio, encontramos um inglês livre de qualquer edição, aquele inglês vivido pelas pessoas que o usam naturalmente todos os dias. Ouvir rádio em inglês ajuda, e muito, àqueles que já têm fluência, para não perdê-la, e no aprendizado de quem está no começo de seus estudos. Mesmo que você não entenda tudo o que eles dizem, é muito válido tentar, pois ajuda bastante! Não se desmotive no começo, dê uma chance para esse recurso surpreender você!

MOSTRAR MAIS