Cliente já pode retirar encomendas em dois turnos nos Correios
O horário de atendimento, que até julho contemplava apenas o período vespertino, agora será realizado das 10h às 16h
O atendimento ao público no Centro e Entrega de Encomendas (CEE) de São Luís, localizado na Vila Ivar Saldanha, próximo ao Elevado Alcione Nazaré, foi ampliado desde quarta-feira (2). O horário de atendimento, que até julho contemplava apenas o período vespertino, agora será realizado das 10h às 16h.
De acordo com a nota dos Correios, “a medida visa tornar o atendimento interno dos Correios mais conveniente aos seus clientes”. O estudante Filipe Lago conta que já passou pela situação de ter que ir ao Centro e Entrega de Encomendas para buscar um produto que não chegou ao seu domicílio. “Na época eu comprei um mini projetor no site Ali Express, foi a minha primeira compra em um site internacional. Pensei que não viria, pois eu não possuía o código de rastreio, daí eu fui a um Correios próximo da minha casa e expliquei o ocorrido”, conta o estudante. Filipe conseguiu receber a encomenda após pagar uma taxa. Sobre o novo horário de funcionamento do CEE, o estudante celebra: “[o horário] ajuda sim. O ideal seria das 8h às 18h, mas já ajuda muito”.
A empresa ressalta, contudo, que o atendimento presencial no Centro e Entrega de Encomendas de São Luís é destinado apenas a “situações excepcionais, uma vez que a via normal é a distribuição domiciliária das encomendas”, conforme a nota.
O cliente só deve se dirigir ao CEE se no rastreamento constar o status de que já houve uma tentativa de entrega malsucedida, seja por motivo de destinatário ausente, endereço insuficiente ou numeração irregular. Nesses casos, o cliente pode ir ao CEE e solicitar a retenção do objeto para resgate na unidade. Os Correios fazem até três tentativas de entrega em caso de destinatário ausente ou numeração irregular. Após a terceira tentativa, a encomenda é devolvida ao remetente.
No caso de endereço insuficiente, não há uma nova tentativa de entrega e a encomenda é devolvida ao remetente no dia seguinte. Por isso, é importante que o cliente faça o rastreamento diário, a fim de solicitar a retenção da encomenda em tempo hábil, antes que o objeto seja devolvido ao remetente.
Rastreamento
Vale lembrar que antes de dirigir-se ao Centro e Entrega de Encomendas para averiguar o paradeiro do produto, é possível rastreá-lo online. É preciso ter apenas o código identificador do produto, recebido quando o cliente posta a encomenda, composto por 13 dígitos alfanuméricos, sendo 2 letras, 9 números e 2 letras (XX 123 456 789 BR).
A consulta pode ser realizada no site do sistema de rastreamento de objetos, e podem ser rastreadas mais de uma encomenda de produtos postados no Brasil ou no exterior.
Durante a postagem, o cliente pode ainda informar os números de celular do remetente e do destinatário para receber uma mensagem de texto (SMS) a cada mudança de status no rastreamento. Com esse serviço, o cliente recebe, inclusive, uma mensagem quando a encomenda sai para entrega, podendo se planejar para que haja alguém no endereço aguardando o carteiro.