Dicas O Imparcial

Cinco hábitos simples e urgentes para manter o coração saudável

O Imparcial separou cinco dicas básicas e acessíveis para manter o coração em pleno funcionamento e afastar as doenças cardíacas

O coração é um dos órgãos vitais do corpo humano. Todo cuidado é pouco para garantir seu bom funcionamento!

Doença cardiovascular é um termo genérico que designa todas as alterações patológicas que afetam o coração e/ou os vasos sanguíneos. (Foto: Divulgação)

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 17,5 milhões de pessoas morrem todos os anos por conta de doenças do coração. Neste 14 de agosto, Dia do Cardiologista, O Imparcial separou cinco dicas básicas e acessíveis para manter o órgão vital em pleno funcionamento e afastar as doenças cardíacas. Confira!

1. Faça exames de rotina

Para manter o coração saudável, é importante sempre manter os exames em dia. Marcar consultas de rotina anualmente pode afastar as suspeitas de problemas cardíacos ou permitir o tratamento logo no início, caso haja alguma doença. Também é necessário consultar um cardiologista sempre que houver alguma suspeita de problema.

2. Cuide da higiene bucal

Especialistas apontam que existe uma ligação entre a má higiene bucal e doenças do coração. Trata-se de bactérias como as que ficam na bolsa periodontal, que podem entrar na corrente sanguínea, ir até o coração e ocasionar doenças como arritmia e endocardite bacteriana. Escove os dentes no mínimo três vezes ao dia, principalmente após as refeições, e utilize fio dental e enxaguantes bucais.

3. Mantenha controlados os níveis de glicose e colesterol

É importante também manter os índices de glicose e colesterol elevados, pois estes são duas das grandes causas de doenças do coração. Para isso, é necessário ter uma dieta balanceada e praticar exercícios físicos.

4. Tenha hábitos saudáveis

Comer bem, ter uma dieta rica em frutas, legumes, fribras e proteínas é de suma importância para manter o coração saudável. Esta prática, associada ao exercício físico regular, pode evitar inúmeras doenças cardíacas. Tente, também, não fumar e não beber em excesso.

5. Cuide também da mente

O estresse e o cansaço mental podem ajudar a desencadear as doenças cardíacas. A dica é separar um tempo para desempenhar atividades lúdicas como a leitura, filmes, escrita, música ou artesanato. O coração agradece!

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias