Mais um imortal

Aureliano Neto toma posse na Academia Maranhense de Letras

O escritor e juiz tomou posse, na noite de ontem, na cadeira 9 da AML. O mais novo imortal foi eleito em março com 26 dos 29 votos para ocupar a cadeira que tem o poeta Gonçalves Dias como patrono

Aureliano Neto (centro), agora ocupa a cadeira de número 9, que tem o poeta Gonçalves Dias como patrono

O escritor e juiz Manoel Aureliano Neto tomou posse, na noite de ontem, na cadeira 9 da Academia Maranhense de Letras (AML). O mais novo imortal foi eleito em março com 26 dos 29 votos para ocupar a cadeira que tem o poeta Gonçalves Dias como patrono. A O Imparcial, o escritor se disse honrado com a eleição.

“Eu fui eleito com uma boa votação, o que quer dizer que houve uma boa acolhida por parte dos acadêmicos ao meu nome. Sinto-me bem, estou sendo muito bem recebido pelos confrades da Casa. É honroso ser eleito para a Academia Maranhense de Letras, sobretudo para uma pessoa com a minha história, que vem de uma origem humilde. Porque eu fui, antes de tudo, um gráfico. Exerci por muito tempo a função de linotipista, depois fui revisor, repórter”, afirmou o novo imortal.

“Mas nunca deixei as letras e os estudos de lado. As letras eram o caminho que eu tinha que seguir. Ou eu seguia ou ficava no meio do caminho”, completou Aureliano Neto, que hoje também é cronista e colaborador do jornal O Imparcial, além de O Progresso, de Imperatriz.

Presença

O diretor-presidente de O Imparcial, Pedro Freire, compareceu à solenidade de posse do novo imortal. Segundo ele, o reconhecimento da Academia ao escritor também é uma honra para o jornal. “É uma honra muito forte para o jornal ter um escritor e juiz, e agora imortal da Academia Maranhense de Letras, como parte da sua história. O Aureliano começou sua carreira profissional dentro da gráfica do jornal O Imparcial, e vê-lo ascender dessa forma, com seu esforço, e chegar a esse patamar de hoje é uma alegria. E a sua posse na AML é ainda mais honrosa, pois ele agora ocupa a cadeira cujo patrono é Gonçalves Dias, o nosso poeta maior”, declarou Pedro Freire.

O diretor de Redação de O Imparcial, Raimundo Borges, também prestigiou a posse do novo imortal. “O hoje juiz e escritor Aureliano Neto sempre foi dedicadíssimo às letras, mesmo na época em que foi linotipista do jornal O Imparcial, no início da sua jornada profissional. E nos deixa muito feliz o fato de ainda hoje podermos contar com sua colaboração nas páginas do nosso jornal. Ele é um dos nossos principais articulistas, alto talento e capacidade intelectual. E agora ele toma posse de um lugar que ele já deveria estar há muito tempo”, disse Raimundo Borges.

Jurista e escritor

Manoel Aureliano Neto é bacharel em Direito, especialista em Direito Processual Civil e Direito Constitucional. É professor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e da Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão, magistrado do Tribunal de Justiça do Maranhão. Tem publicados os livros “A aplicação dos princípios da proporcionalidade e razoabilidade nas relações de consumo” (2008), “Juizados Especiais Cíveis e o novo CPC” (2015), “Crônicas e reflexões”, “Canções de uma vida” e em coautoria “Contos de Imperatriz”.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias