Saúde

Aleitamento materno é tema de semana temática no Maranhão

Com o tema ‘Amamentar. Ninguém pode fazer por você. Todos podem fazer junto com você’, a semana segue com programações em todo o estado

A programação segue durante toda a semana em diversos municípios do Maranhão.

A programação segue durante toda a semana em diversos municípios do Maranhão.

Foi dada a largada nesta terça-feira (1º) para a Semana Mundial de Aleitamento Materno, com o espaço Roda de Experiências. A abertura ocorreu no auditório do Comando Geral da Polícia Militar, no Calhau. O evento tem por objetivo marcar as mobilizações em torno da promoção e proteção do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida do bebê, como estratégia mundial para a redução da mortalidade infantil.

A consultora do Ministério da Saúde, Zeni Lamy, ressaltou a importância da Semana para a sensibilização das mães, além de promover ações para combater a mortalidade infantil. “A Semana de Aleitamento Materno é extremamente importante, pois dá visibilidade a amamentação. As taxas de aleitamento ainda estão abaixo do que a gente quer. E ter um mês no qual nós podemos dar destaque para as questões do aleitamento é muito importante e reflete também na questão da mortalidade infantil”, comentou.

Pesquisas comprovaram que o aleitamento exclusivo, sem água ou chás, reduz em 14 vezes o risco de morte infantil por diarreia e em 3,6 vezes por doenças respiratórias. O Unicef calcula que apenas o aleitamento materno pode evitar, anualmente, 1,3 milhão de mortes de crianças menores de 5 anos.

Para a chefe do Departamento de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente (DASCA), Marielza Cruz, o objetivo principal das discussões e ações da Semana é conscientizar as pessoas de que o maior benefício para a saúde do bebê é o leite materno. “Com essa programação, nós buscamos mostrar a importância e o valor de nutrição que é possível proporcionar para as crianças só com o aleitamento exclusivo. As mulheres grávidas precisam saber que elas são capazes de oferecer para os seus filhos uma nutrição ímpar que não há substituição”, destacou Marielza Cruz.

A presidente da Sociedade Maranhense de Pediatria, Marineia Vale, ressaltou o papel primordial dos profissionais de saúde nessa conscientização e apoio às mães. “A campanha desse ano diz ‘Todos Juntos’. Nenhum de nós consegue modificar nada sozinho. A mãe sozinha não consegue amamentar, ela precisa da ajuda de todos e nesse grupo, nessa equipe está o pediatra, que é um médico da família, um profissional que não cuida só da criança. Então, é importante somar esforços para mudar os nossos números e ver nossas crianças crescerem saudáveis com uma prática que é muito simples e acessível a todos”, disse.

Com o tema ‘Amamentar. Ninguém pode fazer por você. Todos podem fazer junto com você’, a Semana de Aleitamento Materno segue com programações das ações das equipes de Estratégia da Saúde da Família nos municípios do Maranhão.

Na sexta-feira (4), as mães da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, em São Luís, receberão orientações sobre a importância da doação do leite materno, desde as vantagens da amamentação para a mãe e o bebê, posições para amamentação e material informativo sobre o Banco de Leite e entrega de cestas básicas.

Durante a sexta-feira, também, serão realizadas ações de conscientização e distribuição de material informativo nas Maternidades Benedito Leite e Nossa Senhora da Penha, e, no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos.

A ação é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em ação conjunta com o Departamento de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente (DASCA) e com o Comitê Estadual do Aleitamento Materno. De acordo com o secretário adjunto da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Marcelo Rosa, o Governo do Estado vem realizando diversas ações para combater a mortalidade infantil e promover a conscientização da amamentação como fator principal para garantia da saúde da criança.

“Esse evento caracteriza todas as ações que temos feito nessa área. São inúmeras: as oficinas na Escola de Governo onde os pais aprendem como auxiliar as mães no cuidado com o bebê e entra a questão do aleitamento; nosso comitê estadual, que é ligado a SES, e traça as políticas de apoio às mães na questão do aleitamento; nosso Centro Sentinela, nas Maternidades Benedito Leite e de Balsas, que trabalham fortemente o apoio no pré-natal e no pós parto. Toda orientação é feita em cima do aleitamento, além do nosso Departamento de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente, que trabalha fortemente a capacitação das equipes de estratégia de saúde da família nos municípios”, explicou.

Agosto Dourado

O ‘Agosto Dourado’, mês que já é símbolo da luta pelo incentivo à amamentação, ganhou a simbologia da cor dourada, para evidenciar o padrão ouro de qualidade da alimentação proporcionada pela amamentação. Durante as ações alusivas ao mês, são distribuídos laços dourados que representam a mãe, a criança e todos tem um nó, que simboliza o pai, a família e a sociedade significando o apoio à amamentação.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias