Voucher

Sebrae vai realizar consultorias para apoiar implantação do voucher em Barreirinhas

A Prefeitura Municipal acaba de assinar contrato com a instituição para agilizar o processo da bilhetagem eletrônica na visitação às belezas dos Lençóis Maranhenses.

Foto / divulgação: O prefeito Albérico Silva e o diretor superintendente do Sebrae selam parceria.

O diretor superintendente do Sebrae no Maranhão e o prefeito Albérico Silva, de Barreirinhas, acabam de assinar contrato de prestação de consultorias que apoiarão o processo de implantação do voucher eletrônico para visitação dos atrativos nos Lençóis Maranhenses.  As consultorias já iniciam este mês e finalizam em dezembro, enquanto isso o poder público fará os ajustamentos necessários para instaurar o sistema de bilhetagem.

O voucher é um bilhete de acesso do visitante aos atrativos e constitui-se, juridicamente, como um documento de arrecadação fiscal. A ideia é que, com a implantação do voucher eletrônico, os preços dos serviços das atividades turísticas sejam unificados, ao passo que o poder público melhorará a acessibilidade e a infraestrutura nos atrativos, sendo cumpridas as legislações de proteção ambiental e a fiscalização da qualidade dos serviços prestados pelas empresas que atuam no segmento do turismo.

“Contamos com a participação dos empresários, entidades e instituições parceiras nesse processo, no sentido de darmos as mãos e contribuirmos, juntos, para o ordenamento da atividade turística aqui na entrada do Parque dos Lençóis Maranhenses. Mais organizados e com a arrecadação advinda do voucher, poderemos, como poder público, melhorar a infraestrutura dos atrativos com vista a proporcionar uma experiência ainda mais inesquecível e mais segura aos nossos turistas”, destacou o prefeito Albérico Silva.

O Sebrae contribui com a ideia da implantação do voucher eletrônico em Barreirinhas há quase cinco anos, realizando encontros para discutir o assunto com o trade e o poder público local, bem como missões técnicas para troca de experiências. “Em 2013, por exemplo, organizamos a visita de um grupo de empresários e representantes da Prefeitura Municipal a Bonito, no Mato Grosso do Sul, um dos polos de ecoturismo do país e que possui uma maneira muito peculiar de ordenar seus 40 atrativos, sendo a maioria deles localizados em propriedades particulares. O voucher eletrônico foi o instrumento encontrado para o ordenamento da atividade turística e favoreceu o título recebido de melhor destino turístico responsável do mundo, naquele mesmo ano, concedido a Bonito pela Feira World Travel Market, de Londres”, comenta o gerente do Sebrae na regional Lençóis-Munim, Luís Walter Muniz.

Ambiente legal e tributário

Para o contrato de consultoria efetivado este mês, o Sebrae vai realizar um trabalho de apoio ao poder público, ajudando na organização interna das secretarias municipais que estarão ligadas diretamente ao processo, principalmente no que se refere aos assuntos tributários e de legislação.

“A intenção do Sebrae é ajudar na promoção de um ambiente favorável à implantação do voucher. Também, vamos voltar a conversar com o trade local, buscando uma integração e troca de experiência com os demais municípios da Rota das Emoções, principalmente as cidades-polo e as duas capitais consideradas portões entrada do destino – São Luís e Fortaleza”, informou o diretor superintendente do Sebrae no estado, João Martins, ressaltando que a Rota das Emoções continua sendo um case de sucesso para o Sebrae. “E vamos continuar contribuindo para que sejam redimensionadas estratégias e soluções para minimizar os gargalos ainda existentes no roteiro, aumentando a permanência do turista e fazendo a economia dos municípios serem fortalecidas”

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias