SÃO LUÍS

Sebrae coordena grupo técnico para promover turismo na Ilha de São Luís

A proposta é inserir os pequenos negócios no processo de desenvolvimento do setor, sendo cooperadores dos poderes públicos em sua instância municipal, estadual e federal

Foto / divulgação: Uma das ações do grupo é reunir com entes públicos, como o encontro com o subprefeito do Centro Histórico de São Luís, Fábio Carvalho, que aconteceu nesta semana.

Elaborar propostas factíveis que colaborem com o desenvolvimento do turismo na Ilha de São Luís é o objetivo do grupo técnico formado pelo Sebrae no Maranhão, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIA-MA) e Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Maranhão (Sehama). A ideia é inserir a classe empresarial do trade, principalmente os pequenos negócios, tornando-os participantes das ações de fomento e promoção do turismo local.

Para realizar o trabalho de pensar e idealizar suas propostas, o grupo tem conversado com diversos atores do trade. No início dessa semana, por exemplo, foi a vez do subprefeito do Centro Histórico de São Luís, Fábio Henrique Carvalho.

“Como um dos principais cartões postais de São Luís, o Centro Histórico precisa ser revitalizado. Sabemos que algumas ações estão em andamento e outras já foram planejadas pela Prefeitura Municipal. Para que nossas propostas não venham a coincidir, convidamos o subprefeito para essa conversa na qual ele explanou com precisão os projetos e programas da Prefeitura que ajudarão a revitalizar aquele espaço, como é o caso da Feirinha da Praça Benedito Leite que iniciou no mês passado e que já começa a dar uma nova cara ao Centro Histórico nas manhãs de domingo”, explanou o coordenador do grupo e diretor técnico do Sebrae no Maranhão, José Morais.

Seminário

As ações de revitalização e promoção do turismo no Centro Histórico também fizeram parte das discussões do Seminário Pensamento Estratégico para o Turismo do Polo São Luís 2017-2019, promovido pelo Sebrae em maio. O grupo técnico é um dos desdobramentos desse evento que reuniu entes públicos e privados para pensar e sugerir soluções exequíveis aos gargalos existentes no setor do turismo na capital.

“Diante do sucesso do evento, propomos aos nossos diretores executivos capitanear um trabalho de articulação junto aos empresários do turismo de modo que eles possam contribuir, com maior efetividade, com o poder público na construção de seus projetos e ações voltados para o desenvolvimento do setor do turismo. Os empresários anseiam participar desse processo e podem contribuir positivamente com essa maior proximidade das instâncias públicas, o que pode resultar em grandes parcerias público-privadas”, indica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Edilson Baldez.

Após a conversa com a Subprefeitura do Centro Histórico de São Luís, o grupo técnico pretende reunir com o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Maranhão (Iphan) e Corpo de Bombeiros com o mesmo intuito de buscar informações sobre projetos e ações planejadas e/ou em andamento, voltadas ao turismo na Ilha de São Luís.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias