Dicas

Conheça mitos e verdades sobre limpeza correta dos óculos

Especialista esclarece as principais curiosidades sobre a limpeza correta dos óculos

De grau ou escuros, os óculos necessitam de cuidados diários para se manterem bem conservados. Isto porque, extremamente delicados, eles exigem não apenas o manuseio zeloso, mas, principalmente, a limpeza adequada que prolongue a vida útil do acessório.

Por isso, para evitar arranhões nas lentes, a parte mais sensível dos óculos, algumas precauções devem ser seguidas na hora de higienização. “O primeiro passo é lavar bem as mãos com água corrente e um sabonete líquido ou em barra de boa qualidade, deixando a pele livre da sujeira ou produtos como cremes hidratantes, óleos ou outras substâncias que possam ser repassadas ao objeto”, explica Leandro Escudeiro, gerente de marketing.

Ainda de acordo com o Escudeiro, o passo seguinte é lavar o acessório cuidadosamente com água corrente, num fluxo constante e suave, sem esfregar. “A ducha da torneira mesmo vai remover a poeira e os demais resíduos, evitando riscos nas lentes. Por isso, não é recomendável o uso de água quente, pois o revestimento de alguns modelos de armações pode ser modificado nesse processo devido a alta temperatura”, afirma.

Abaixo, o especialista esclarece as principais curiosidades sobre a limpeza correta dos óculos:

1. Não pode lavar com água
Mito. Deixe o álcool e a acetona de lado, pois são produtos gordurosos que contém substâncias químicas que podem danificar as lentes. O melhor jeito de eliminar todas as impurezas é com água corrente, e de preferência gelada, e utilizar sabão ou sabonete neutros.

2. As mãos devem estar limpas
Verdade. Aliadas da água na hora da higienização, é preciso estar atento que as mãos estejam limpas, sem cremes ou óleos. O ideal é sempre lavá-las antes com um sabonete neutro e secar com uma toalha lisa, sem fiapos, ou com papel ultramacio.

3. Roupas ajudam a eliminar a sujeira
Mito. Os fiapos de roupas, seja a barra de uma camiseta, manga da camisa ou da calça, podem causar danos permanentes nas lentes dos óculos. Por isso, utilize sempre a flanela para eliminar a sujeira superficial das lentes e não riscá-las.

4. Lencinho é suficiente para limpar os óculos
Verdade. As flanelas que acompanham o acessório no momento da compra são suficientes para realizar uma limpeza mais superficial nas lentes, principalmente em casos de marcas de dedos ou de pequenas sujeiras. O lenço deve ser armazenado sempre dentro da caixinha para evitar que fiquei empoeirado rapidamente.

5. Não precisa higienizar sempre os óculos
Mito. O objeto deve ser limpo diariamente, não apenas as lentes, mas, também, as plaquetas (suporte para o nariz) e as extremidades da orelha, pois a área do rosto acumula muita poeira e óleos naturais que a própria pele produz. Daí a higienização deve ser feita regularmente.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias