Bumba-meu-boi

Encontro dos Miolos toma conta do Centro Histórico

O evento tem como principal objetivo homenagear a emblemática figura do período junino, aquele que dá vida ao Boi: o miolo

Miolos de boi tomam ocupam ruas do centro. Foto: Honório Moreira

Ocorre nesta sexta-feira (14), nas ruas do Centro Histórico de São Luís, a 12ª edição do tradicional Encontro de Miolos. O evento tem como principal objetivo homenagear a emblemática figura do período junino, aquele que dá vida ao Boi: o miolo. A programação teve início às 6h da manhã onde foi oferecido um café da manhã aos brincantes de diferentes grupos de Bumba meu Boi. Além de exaltar os “pés do Boi”, o momento é usado para que os personagens possam se conhecer melhor.

José de Ribamar Souza Reis, o “Zé Reis”, trabalhou nos últimos seis meses para que o encontro pudesse acontecer e também para mobilizar os brincantes a participarem do dia que é voltado para quem não é visto no São João, mas tem a função de emprestar seus pés para que a cultura seja mantida a cada ano. “No período junino ninguém vê este personagem e hoje é o grande dia da confraternização. É um dia festivo em que eles se sentem à vontade” afirmou Zé Reis.

Mulher também pode ser miolo

Aos 20 anos, a estudante Maria José é miolo do boi Brilho da Noite há 7 anos e mostra que mulher também pode desempenhar esse papel. Maria conta que apesar de ser um lugar tradicionalmente ocupado por homens, se sente bem aceita pelos brincantes e privilegiada por dar vida ao personagem de destaque na festa mais popular do Maranhão: o São João.

“É um imenso prazer ver que tem vários homens sendo miolo, mas a gente está aqui também” disse a jovem. Para ela, ter um dia dedicado exclusivamente ao miolo do Boi é uma demonstração de valorização a quem faz esse trabalho todos os anos no mês de Junho. “O evento veio na hora certa pois serve para mostrar que o Boi não anda só!”.

Desde a infância

O pequeno João Eduardo tem 4 anos e, há dois, é miolo no Boi Brilhoso do Sol e Mar. Dona Rosália é mãe do menino e incentiva sua participação nas manifestações culturais desde a infância. “Ele começou desde que nasceu. Passou dois anos sendo vaqueiro e, há dois anos atrás, começou a dançar como miolo” disse Rosália. Ela conta que os demais participantes têm seu filho como esperança de que o grupo permaneça no futuro “Apesar de tão jovem, ele é a maior referência da brincadeira. Todo mundo fala que daqui há alguns anos ele é quem vai comandar a famíla Brilhoso do Sol e Mar” afirmou.

Uma atração turística

Além dos moradores da capital que já conhecem e estão acostumados a volta e meia ouvir os ritmos do Bumba Boi, turistas de vários cantos do mundo marcaram presença da Praia Grande nesta manhã e, muitos devem continuar a apreciar a cultura local até o fim do dia, quando o Encontro de Miolos será encerrado. A professora Leiliete Farias (44 anos), chegou à São Luís um pouco depois de as programações juninas terminarem e disse que buscou algum evento que mostrasse mais das brincadeiras; soube do Encontro e correu para a Praia Grande com sua família. “Estou achando tudo muito interessante. Conhecia, mas não tinha um contato aproximado. Procuramos outra programação que pudesse trazer mais desta cultura e viemos aqui para conhecer e prestigiar”, declarou a turista de Minas Gerais.

Mantendo a tradição

Antônio Vieira é miolo do Boi do Maiobão há 12 anos e diz que o ofício exige muito preparo físico já que, só no mês de Junho, são mais de 2 apresentações por noite.O homem de 52 anos diz que apesar de todo cansaço que acaba sentindo, não pretende deixar de ser miolo pois faz isso com dedicação e prazer. “A gente faz isso porque gosta, por isso, fazemos com todo prazer” disse.

A programação ocorre na Rua Portugal no Centro Histórico de São Luís durante todo o dia e será encerrada às 20h quando se pretende ter pelo menos 200 miolos dançando pelas ruas da Praia Grande.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias