Sustentabilidade

Saiba como economizar e ajudar o meio ambiente com o consumo consciente

Em tempos de crise e pouco dinheiro, economizar é sempre bom e melhor ainda quando se une a economia doméstica à sustentabilidade, com a preservação de um dos recursos naturais mais importantes e escassos do planeta terra: a água

o consumo de água nos lares está dividido entre algumas atividades básicas: limpeza (5%), cozinha (10%), lavagem de roupa (20%), higiene pessoal (35%) e descarga (30%).

o consumo de água nos lares está dividido entre algumas atividades básicas: limpeza (5%), cozinha (10%), lavagem de roupa (20%), higiene pessoal (35%) e descarga (30%).

Segundo a ONU, uma pessoa precisa de cerca de 110 litros de água por dia tanto para consumo, quanto higiene. Mas, no Brasil, dados mostram que o consumo diário pode chegar a mais de 200 litros por pessoa, ou seja, falta uma cultura sustentável em muitas pessoas.

Sabemos que a água faz parte da nossa rotina diária, mas é possível economizar em pelo menos alguns itens, como, por exemplo, na quantidade de água utilizada na descarga dos banheiros. Vale lembrar que o consumo de água nos lares está dividido entre algumas atividades básicas: limpeza (5%), cozinha (10%), lavagem de roupa (20%), higiene pessoal (35%) e descarga (30%). E essa última é totalmente economizável, ou seja, pode ser reduzida com a adoção dos novos tipos de vasos no modelo com caixa acoplada. Se comparada aos modelos de válvula, essa versão é mais econômica, pois tem uma quantidade determinada de água no reservatório (que chega até a 6 litros).

Já o modelo mais antigo de descarga embutida de parede pode ser acionado conforme a necessidade do usuário, não havendo limite de água a ser liberada. Assim, se acionado por seis segundos, esse modelo pode gastar até 14 litros. Se a descarga for utilizada oito vezes ao dia, o consumidor já atinge a quantidade de água diária indicada pela ONU ( de 110 litros por pessoa).

Portanto, a racionalização da água em casa é cada vez mais fundamental, e os equipamentos modernos viabilizam uma grande economia que acaba indo para o bolso do consumidor, pois a conta de água pode ser reduzida e muito.

A dica é investir em modelos de bacias sanitárias que possuam o sistema dual flux de descarga, o qual economiza entre 60 a 75% de água. Acionando a descarga completa (para dejetos sólidos) utilizam-se seis litros, e a meia descarga (para dejetos líquidos) usam-se apenas três litros.

Utilizando-se esses sistemas duplos, evita-se o consumo do volume máximo de água da caixa, o que proporciona uma economia média de 35% da água utilizada nas descargas. Essa ação pode levar à redução de 10% a 15% na conta de água da residência ao final de cada mês.

Para ter uma ideia, o consumo médio de uma casa com quatro pessoas é de 20 m³/mês de água, o equivalente a 20 caixas d’água de 1.000 litros. Ao trocar o mecanismo de descarga tradicional pelo de duplo acionamento, você economiza duas caixas d’água por mês (2.000 litros). Uma redução muito significativa no consumo de água e na conta de cada mês. Além de ser uma opção ecologicamente correta, o mecanismo duplo de descarga possui ainda outros benefícios: longa vida útil; baixa necessidade de manutenção; incentiva o consumo consciente dentro de casa; economiza água; e reduz significativamente os gastos com a conta no final do mês.

Por isso, a orientação de especialistas é trocar a descarga antiga para um modelo de duplo acionamento. Quem vai construir do zero, já deve investir nesse tipo de modelo.

Por causa de vazamentos e mau funcionamento das descargas, um condomínio de prédios na Barra Funda, em São Paulo, atingiu consumo similar a 70 descargas por dia em cada apartamento. Para resolver o problema, os moradores fizeram a troca de 551 válvulas das caixas acopladas nos 324 apartamentos e áreas úteis do condomínio. Com a medida, foi obtida uma redução e tanto na conta de água: passou de R$ 22 mil para R$ 7 mil, segundo atestaram os moradores. Esse exemplo mostra bem o quanto se pode economizar na conta de água com essa simples escolha de descarga. E essa economia é ainda maior para ambientes como indústrias, escolas, condomínios, empresas e locais com grande fluxo de pessoas usando os banheiros.

Em São Luís, as lojas do Grupo Potiguar possuem diversas marcas dos modelos de vasos sanitários com descarga dupla. Além de modernos e ergonômicos, possuem um preço final bem atrativo.

“Economizar é a ordem do dia para a maioria dos clientes. Esse tipo de modelo de vaso é a melhor opção sem dúvida, e, por isso, garantimos um amplo de estoque desses modelos, para que o cliente possa encontrar com facilidade e baixo preço esse produto em qualquer uma de nossas lojas”, atesta o Gerente de Marketing da Potiguar Adriano Pestana.

Para psicólogos que estudam tendências de comportamento, o lado positivo de uma crise financeira é a busca por soluções de sustentabilidade. Em busca inicialmente da economia de dinheiro, o indivíduo acaba adotando hábitos mais sustentáveis e ecologicamente importantes, como nesse exemplo da troca de descargas. É a chamada onda da economia planejada e que só faz bem ao bolso e ao planeta!

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias