SAÚDE

Como melhorar o intestino preguiçoso das crianças?

A má alimentação pode ser o problema que faz seu filho não ir ao banheiro com a frequência desejada

Foto: É necessário conferir as características das fezes do seu filho

Quem tem criança em casa, sabe que problemas de constipação intestinal nos pequenos são mais comuns do que os pais gostariam. Apesar disso, muita gente ainda tem dificuldade para identificar esse distúrbio, pois não existe uma regra que estabeleça o que é normal ou não em se tratando de quantas vezes o pequeno deve sentar no troninho para fazer cocô.

“A constipação é um distúrbio muito comum na infância e é caracterizada pela diminuição no número de evacuações (menos de 3 evacuações por semana) associada com fezes endurecidas ou fragmentadas e/ou esforço ao evacuar, sensação de evacuação incompleta ou de obstrução à evacuação”, explicou a nutricionista maranhense Adriana Mocelin, da Faculdade Estácio São Luís.

Quer saber qual o melhor remédio para a garotada não ter constipação intestinal? alimentação saudável. “Ter uma uma alimentação saudável (rica em fibras, cereais integrais, frutas, legumes e verduras, pobre em fast foods, ingestão de líquidos adequada, alimentação em horários regulares), ter uma rotina evacuatória, e fazer exercícios regulares ou praticar esportes nem que seja na escola”, aponta a professora da Estácio.

Segundo Adriana, as principais causas estão relacionadas ao estilo de vida, como alimentação inadequada, pobre em fibras, rica em fast foods, baixa ingestão de líquidos, falta de horários regulares para alimentação.

Portanto, além de ficar de olho na comida, também é necessário conferir as características das fezes do seu filho. “A constipação infantil pode acarretar várias consequências desde dores abdominais, dor ao evacuar, distensão abdominal, flatulência, sangramento retal, impactação fecal, fecaloma, vômitos/desidratação, mudanças no apetite e comportamento até complicações mais sérias como fissuras anais, hemorróidas, prolapso retal, megacólon, diverticulose, necrose e carcinoma de cólon”, alerta a nutricionista.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias