Assembleia

Boi da Maioba recebe homenagem por seus 120 anos

Parlamentares realizaram sessão solene pelo aniversário do boi no Plenário Nagib Haickel, na Assembleia Legislativa

Deputados homenageiam os 120 anos do Boi da Maioba

Deputados homenageiam os 120 anos do Boi da Maioba

Brilho, penas, fitas, matracas e pandeirões encheram o Plenário Nagib Haickel, nesta quinta-feira (6), na sessão solene que homenageou os 120 anos do Boi da Maioba. O reconhecimento ao batalhão foi proposto pelo deputado Wellington do Curso (PP) e aclamado por unanimidade por todos os parlamentares. Na solenidade também foi entregue uma placa comemorativa em homenagem aos 120 anos do grupo.

A sessão especial foi presidida pelo deputado Bira do Pindaré (PSB), que classificou o grupo de bumba-boi como um símbolo da resistência cultural do Maranhão. “É uma homenagem justa ao Boi da Maioba, que se estende a todos os grupos da cultura popular maranhense. Um reconhecimento ao símbolo da nossa resistência. O Boi da Maioba simboliza a resistência da cultura popular e do povo maranhense”, disse.

Outros parlamentares também participaram da homenagem e fizeram menção honrosa ao grupo. Na ocasião, o deputado Edilázio Júnior (PV) também anunciou a destinação de R$ 100 mil de emenda parlamentar para o Boi da Maioba. “Estamos falando de uma raiz, de uma essência do nosso folclore e da nossa cultura, que precisa ser valorizada”, justificou.

O vice-presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB), também parabenizou o grupo e destacou que homenagear o Boi da Maioba é homenagear todos os grupos de bumba-boi do estado. “Maioba é um batalhão que aonde chega consegue encantar mais ainda mesmo aqueles que, todo ano, assistem às apresentações do grupo”, completou.

Além da trupiada da Maioba, a sessão solene reuniu ainda autoridades e seguidores da brincadeira. O deputado Wellington do Curso, autor da proposição, assinalou que o batalhão tem uma história que eleva o nome do Maranhão e da cultura popular.

“São 120 anos do Boi da Maioba e 94 anos só de cortejo no João Paulo, no Festejo de São Marçal. Essa homenagem é também à cultura do Maranhão e aos demais bois, que é o que temos de mais bonito. As festividades de junho afloram em São Luís e em todo o estado e, com certeza, atraem a atenção de turistas e de todo o mundo”, afirmou.

José Inaldo Ferreira, presidente do Boi da Maioba, agradeceu a homenagem e o reconhecimento da Assembleia Legislativa. “É um momento extremamente importante para a nação maiobeira e para toda a Maioba. Já fomos homenageados pela Câmara Federal, pela Câmara Municipal de Paço do Lumiar, pela Câmara Municipal de São Luís e, agora, pela Assembleia Legislativa, e são homenagens que sempre ficaram nos anais da história do Boi da Maioba”, disse.

A sessão solene foi encerrada com apresentação do cantor maranhense Roberto Ricci e do cantador do grupo, Marquinhos, que entoaram toadas consagradas do Boi da Maioba, deixando o Plenário Nagib Haickel em clima de São João.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias