DOENÇA

7 sinais para identificar uma pessoa com depressão

Algumas características e ações do dia a dia, podem identificar uma pessoa com depressão. A psicóloga Joyce Sales informou 7 dicas para identificar uma pessoa com depressão

A depressão é a principal causa de incapacidade em todo o mundo. (Foto: Reprodução)

Que a depressão é a doença do século isso não é novidade para ninguém! Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) referentes a 2015. Em 10 anos, de 2005 a 2015, esse número cresceu 18,4%.No Brasil, a doença afeta um total de 11,5 milhões de brasileiros.

A psicóloga Joyce Sales, explica que as causas possíveis vão de combinações biológicas até sociais. “A depressão é uma das doenças do mundo e vários motivos levam as pessoas para ela. Porém temos que entender que, existe o estado depressivo e a depressão de fato, que com alguns sintomas podem ser identificados e tratados a tempo de acontecer uma tragédia”, informou a psicóloga

Algumas características e ações do dia a dia, podem identificar uma pessoa com depressão. Joyce Sales informou 7 dicas que assinalam uma pessoa com depressão. Confira:

Tristeza contínua- Está triste sempre, aquela pessoa que está estampado no rosto que vive cabisbaixo e que ela não está bem.

Choro- É uma das características difíceis de perceber, pois existem pessoas que mostram que estavam chorando e outras que choram escondidas. Então olhos e nariz vermelhos, percebeu que chorou, ouviu algum som abafado. É sempre bom ficar atento.

Indisposição– Convida para sair não aceita, convida para fazer qualquer coisa externa não aceita, está indisposta o tempo todo e para tudo.

Distúrbios alimentares- Um dia come muito, outros não come nada. Depende muito do indivíduo muito. Mas é algo a se prestar atenção.

Insônia– É uma das características mais comum de ser identificada nos filhos filhos, esposa ou companheiro. É bem perceptível a movimentação a noite e a sonolência durante o dia.

Pensamente suicidas- Esses requer bastante atenção. Não é algo fácil de ser identificado. Ninguém vai dizer que está com vontade de se matar. No entanto vai demonstrar em algum comentário. Como por exemplo quando passa alguma catástrofe na TV, logo pode ser percebido em algum comentário dele se diminuindo. Esses pensamentos são percebidos indiretamente.

Discursos de fracasso- Perda de auto estima, são um dos mais comuns de identificação. São apresentados nas ações, em sua maioria das vezes são verbalizados. Isso é um indicativo muito sério. Porém precisa ter a sensibilidade para identificar se é um sintoma da depressão ou chamar atenção. “Sou ruim”, “Não presto para nada”, são citados na maioria dos casos

 

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias