5 dicas de marketing para pequenos negócios
Saiba como o seu pequeno empreendimento pode fazer bonito no mercado usando o marketing ao seu favor
“A propaganda é a alma do negócio”, diz o conhecido ditado. Saber disso todo mundo sabe, mas entender por onde começar a fazer toda essa propaganda não é tão simples assim. Principalmente para pequenos empresários, que precisam enfrentar uma verdadeira batalha para se destacar em mercados tão competitivos.
Por isso, conversamos com o professor Guilbert de Menezes Macedo, de Publicidade e Propaganda da Faculdade Estácio São Luís, para termos cinco dicas de como os pequenos negócios podem ter o marketing fortalecido.
“É sempre complicado dar dicas de ‘Como fortalecer o marketing de uma empresa’, seja ela grande ou micro, por uma questão muito simples: não há regras. Qualquer um que diga o contrário, estará faltando com a verdade, o que não faltam são cases para comprovar a ausência de regras”, esclarece o professor da Estácio.
No entanto, o básico pode ser feito por qualquer empresa. “Claro que existe o básico, e que deve ser feito em qualquer empresa de pequeno porte que quer crescer, mesmo não tendo uma boa verba para investir, e quando isso acontece o que vale é a criatividade em cada ação de comunicação”, completou.
1. Apresentação
Ter uma boa apresentação em quaisquer pontos de contato com clientes e prospectos: a fachada da loja, o cartão de visitas e até a farda dos funcionários. Tudo isso pode ser um fator decisivo na hora de vender um produto ou fechar um contrato.
2. Treinamento
O mercado está cada vez mais dinâmico e ter funcionários atualizados é de suma importância. Atualmente, há inúmeros curso onlines gratuitos e uma pequena busca no Google pode te ajudar a encontrar inúmeros cases, palestras e depoimentos que podem dar ao empresário e colaboradores um melhor rendimento.
3. Valorização dos funcionários
A máxima de que as pessoas trabalham por reconhecimento mais do que por dinheiro não é totalmente verdade, vez que reconhecimento não paga as contas. Mas é interessante fugir da fórmula de que só o funcionário que mais vende é o melhor. Há outros pontos a serem mensurados, como o que melhor vende, ou o funcionário que tem mais elogios pelo seu atendimento, ou o que mais ajudou outros a concluir vendas.
4. Fazer benchmarking
O comandante Rolim Amaro já dizia (de uma forma um tanto grosseira): “Quem não tem inteligência para criar, tem que ter coragem para copiar”, ou seja, copie o que da certo em outras empresas, não só do seu ramo, mas também de empresas que tem o mesmo posicionamento que o seu.
5. Conheça seu público
Hoje há uma enorme valorização pela web e, mais precisamente, pelas redes sociais. No entanto, é bom ter cautela quanto a esse investimento, pois um grande número de “fãs” em uma página não necessáriamente está relacionado com boas vendas ou uma boa imagem. Vale ressaltar, ainda, que a metríca em redes sociais está cada vez mais questionavel, com o sugimento das “fazendas de clicks”, que são empresas que são pagas para inflamar os números em redes sociais. O público pode começar a ver com outros olhos esse tipo de ação.