DIA DO TURISTA

Turistas elogiam a receptividade do povo maranhense

Para hoje, Dia do Turista, esta reportagem vai mostrar o que eles pensam de São Luís, especialmente nesse período junino

São Luís é uma cidade acolhedora. Esta afirmação foi constatada com várias pessoas entrevistadas para esta matéria. A receptividade com que estão sendo tratados na cidade ofuscou os aspectos negativos de São Luís, como a preocupação com a segurança e com o cuidado com o patrimônio histórico. Para hoje, Dia do Turista, esta reportagem vai mostrar o que eles pensam de São Luís, especialmente nesse período junino.

“É uma pena que a gente já vá embora amanhã (hoje no caso). Mas o pouco que ficamos na cidade foi o suficiente para a gente gostar muito. Ainda vimos bumba-boi no shopping, porque aqui no Centro ainda não tem, mas a gente vai voltar uma próxima vez”, promete a professora Juliana Ribeiro, moradora do Rio de Janeiro.

Juliana Ribeiro, professora (RJ)

Ângelo Ribeiro, o marido de Juliana, ficou encantado com o pouco que viu da cidade pesqueira da Raposa. O atrativo de São Luís para o casal foi a orla marítima. “É a primeira vez que visitamos a cidade e o que nos chamou a atenção foi a maré, que tem uma das vazantes mais variadas do país, a parte do mangue, também os Lençóis Maranhenses, que infelizmente não deu para ver, mas já estamos marcando de retornar. Não tem nem o que falar, foi tudo maravilhoso, a cidade é linda e nós fomos muito bem recebidos”, elogia o enfermeiro.

Sem dúvida, a área do Centro Histórico, para quem está em São Luís, é um dos locais mais visitados. A artesã paulista Eliane Porto fez questão de visitar as lojinhas de artesanato da Praia Grande. “Não tem como não se encantar. Os pontos históricos são muito lindos. As pessoas realmente receptivas, educadas com a gente. Mas questões como segurança e falta de sinalização são os pontos negativos. Se eu estivesse sozinha aqui, acho que teria tido dificuldades para me localizar em alguns locais”, comenta.
Outra turista carioca que está aproveitando ao máximo as praias e os passeios é Aldeny Soares, cozinheira. Aproveitou a folga que tinha e

Aldeny Soares, cozinheira (RJ)

veio visitar os parentes do marido, que é de São Luís e atualmente mora no Rio de Janeiro. “É a primeira vez que estou vindo e não tenho nem o que falar. É realmente tudo muito lindo. Pena que a gente vai embora antes de começar o período junino, a gente pensou que já tinha começado, mas vimos muita coisa bonita da cidade, fomos à cidade de Morros também…”, elogia Aldeny.

Programação especial

Segundo a Setur, durante o São João, a Central de Informações Turísticas (Praça Benedito Leite) terá programação especial: no dia 22, das 9h às 12h e das 14h às 18h, os visitantes serão recepcionados com música e personagens típicos do período junino maranhense, como índias de bumba meu boi e coreiras do tambor de crioula; no dia 23, às 10h e 17h, terá apresentação de grupo de boi; no dia 24, mais música e personagens das 9h às 12h. Durante os três dias, haverá distribuição de mingau de milho.

Cuidado com a cidade

As preocupações dos turistas que ouvimos são as mesmas de quem trabalha para servi-los: apresentar uma cidade mais atrativa. José Maciel, vendedor, garante que, se houvesse uma infraestrutura melhor, a cidade teria mais turistas. “Acho que, especialmente no Centro Histórico, deveria haver uma movimentação cultural maior. Também vimos que eles gostam muito da cidade, mas, se os nossos casarões estivessem mais bem conservados, eles gostariam ainda mais”, aponta o vendedor.
O guia turístico Jociel Ferreira, que trabalha no segmento há 17 anos, aposta que neste período a cidade terá mais visitantes e reforça o pensamento de José Maciel sobre a infraestrutura da cidade. “Todos os que vêm para São Luís saem muito felizes com a cidade, com a receptividade, eles saem bem satisfeitos mesmo. Porém, se ressentem, por exemplo, de uma atenção maior com a parte da estrutura da cidade e de informações para o turista, como onde comer, onde ficar, o que visitar, essas coisas básicas para orientar o turista. Também reclamam um pouco da condição dos nossos casarões”, comenta Jociel Ferreira.

Políticas para atrair o turista

É São João e a cidade espera atrair vários visitantes nesse período e em julho, mês das férias, o que é bom para a economia local e para alavancar o turismo de modo geral. De acordo com Hugo Veiga, secretário-adjunto de Cultura e Turismo do Estado (Sectur), o Maranhão atua em duas frentes na atenção ao turista. A primeira é a captação feita através de publicidade e ações de marketing. A marca turística foi mudada para “Maranhão Terra de Encantos” e lançada em evento na cidade de São Paulo. E para atrair visitantes, peças publicitárias como outdoors foram fixados nas cidades de Fortaleza, Teresina, Palmas, Araguaína, Marabá e Parnaíba.

“Essa é uma das ações para chamar o turista das cidades do entorno para que ele conheça o estado. Além disso, participamos de duas feiras internacionais e três nacionais sempre levando o turismo e a cultura local”, aponta o secretário.
Para o período junino, dos quatro arraiais oficiais do estado, dois terão atendimento especial ao turista: o da Praça Maria Aragão, em parceria com a Prefeitura de São Luís, e do Ipem, com várias surpresas para o visitante. No Centro Histórico, o CAT (Centro de Atendimento ao Turista) e a BPTUR (Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas) terão atividades especiais para este mês de junho e julho, quando é esperado o aumento do fluxo de turistas.

No ano passado, a taxa de ocupação da rede hoteleira foi de 58%. “Desde 2011, o estado não fazia uma pesquisa de fluxo na cidade, mas estamos retomando esses dados estatísticos, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão, relativos aos dados de ocupação da rede hoteleira, e para este ano queremos alcançar os 70%”, estima o secretário-adjunto. A Secretaria Municipal de Turismo (Setur) também informa que tem investido na promoção do destino e do São João da capital maranhense em feiras do setor, capacitações de operadores e ações voltadas para o público final.

Durante o São João deste ano, a capital maranhense receberá suporte do Ministério do Turismo (MTur) para promoção dos festejos. São Luís foi uma das cinco cidades brasileiras selecionadas no Edital de Chamada Pública nº 001/2017, que prevê press trips – visitas de jornalistas e influenciadores digitais -, encontro de negócios, inclusão da festa no Calendário de Eventos Juninos, transmissão ao vivo nas redes sociais do MTur, divulgação do destino e cobertura jornalística das festividades.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias