Vencedoras maranhenses são homenageadas
Estudantes que venceram a competição estudantil Desafio Universitário Empreendedor foram homenageadas pela reitora da UFMA, Nair Portela
As estudantes de administração Betiane de Jesus Silva e Emilly Martins, vencedoras do Desafio Universitário Empreendedor, foram recebidas pela reitora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e conselheira do Sebrae, Nair Portela, para lhes prestar uma homenagem pela conquista nacional. As duas, junto com Mayane Conceição (Ciências Contábeis/UFMA) e João Pedro de Oliveira (Administração/Uema-Timon) fizeram parte da equipe maranhense que venceu a competição estudantil, cuja etapa final aconteceu em Brasília, em abril.
As duas estudantes receberam a homenagem das mãos da reitora da UFMA, do Vice-reitor, Fernando Carvalho durante a reunião do Conselho de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da UFMA. “Esta vitória é um exemplo da capacidade que os alunos maranhenses têm para se destacar. Com o apoio do Sebrae, que é um parceiro importante e tem muito expertise no estímulo ao empreendedorismo, nossas alunas conseguiram lograr êxito, fato que precisa ser comemorado”, disse a reitora da UFMA.
Na ocasião, a dupla de estudantes foi acompanhada pelo diretor superintendente do Sebrae, João Martins, e por uma equipe de técnicos da instituição, e puderam apresentar ao Conselho de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da UFMA o app da startup com que venceram a competição estudantil: a “Posso comer? ”, que é focado na comercialização de produtos alimentício para quem tem intolerâncias e alergias alimentares e que hoje está na fase de validação.
“Recebemos muito apoio e isso nos incentivou a representar bem o Maranhão. O Sebrae investiu em nós e respondemos com uma vitória após 10 anos. Acho que cumprimos uma etapa importante da nossa formação universitária. O que fizemos foi mostrar que os jovens podem assumir o protagonismo para mudar nossa realidade”, disse a estudante Emilly Martins.
“Fizemos muitas pesquisas antes de decidir o que apresentaríamos na competição e descobrimos que apenas oito dos 180 tipos de intolerância alimentar tem produtos específicos e que há dificuldades de encontrar grande parte destes produtos fora dos grandes certos. Depois de encontrarmos o produto a ser vendido, partimos para modelagem do negócio”, completou.
O diretor superintendente do Sebrae, João Martins, afirmou que a vitória do grupo de estudantes maranhenses é resultado do investimento que o Sebrae tem feito em educação empreendedora. “Tomamos uma decisão estratégica que é preparar nossos jovens para empreender. Assim estamos trabalhando com afinco para levar o Programa Nacional de Educação empreendedora para todo estado, com apoio dos nossos parceiros e a vitória no Desafio Universitário Empreendedor já é resultado deste esforço”, disse Martins.
A coordenadora do curso de administração da UFMA, Adriana Araújo, comentou que a conquista das estudantes teve reflexo no curso. “Os alunos estão estimulados e já notamos que a cultura de participar em jogos empresariais no curso de administração já é uma realidade e veio com o sucesso que nossas alunas alcançaram”, observou.