DIVERSÃO

São João tem programação diversificada

A temporada junina na ilha segue hoje com uma programação diversificada nos arraiais da Maria Aragão, Parque Folclórico da Vila Palmeira e da sede do Ipem Donato Alves

Reprodução

O batalhão de ouro do Bumba meu boi de Maracanã será a grande atração desta terça-feira, a partir das 23h, no Arraial da Praça Maria Aragão. A programação começa mais cedo, com a apresentação do Grupo Piaçaba, em seguida sobe ao palco o Cacuriá de Dona Teté, Boi Urubu de Viana, show Daffé e encerrando com o Boi de Maracanã. Na Tenda Tambor de Crioula acontece a roda com o Tambor de Crioula Fruto de São Benedito e Tambor de Crioula Manto de São Benedito.

Segundo Maria José Soares, presidente do Boi de Maracanã, esta apresentação será mais um “esquenta” para o batizado da manifestação, que acontecerá oficialmente sexta-feira (23), Dia de São João, e dia do batizado da brincadeira que tem mais de 100 anos. O Boi de Maracanã é também sinônimo de resistência da cultura popular do estado. “Desde maio estamos realizando ensaios e fazendo as apresentações prévias de nossa temporada junina nos arraiais públicos e particulares de São Luís. Às vezes, realizamos até três apresentações por noite. Para nós, que somos do Boi de Maracanã, é uma grande alegria ver o batalhão levantar a poeira do terreiro e fazer todo mundo dançar”, disse Maria Soares.

O Boi de Maracanã está há três anos está sem o seu grande Mestre, o cantador Humberto de Maracanã, que faleceu em janeiro de 2015. Com a partida de Humberto, a cantoria da brincadeira ficou a cargo de Humberto Filho, Ribinha de Maracanã, ambos filhos de Humberto Maracanã, e Teteco, que hoje dão o tom da brincadeira em suas apresentações. Dona Maria José Soares revelou também que a temporada junina de 2017 do Boi de Maracanã está voltada para as comemorações dos 20 anos de cantoria de Humberto Filho, que é um dos cantadores da brincadeira, com o lançamento do CD duplo que terá a participação de cantadores de outros grupos, como Chagas da Pindoba, Marquinhos da Maioba, Johny de Itapera, Lelé do Bairro de Fátima e outros, além do lançamento este mês do documentário O Guriatã, em homenagem ao cantador Humberto de Maracanã. De acordo com Dona Maria Soares, festa boa é quando a gente reúne amigos, a família e os convidados, que neste caso é a comunidade.

Cecília Leite no Parque Folclórico
Já no Arraial do Parque Folclórico da Vila Palmeira, a alegria da noite junina desta terça-feira, a partir das 19h, fica por conta da apresentação do Boi Urubu de Viana. Em seguida, sobem no palco Boi União da Baixada, Boi Brilho da Ilha, show com a cantora Cecília Leite e encerrando a festa o Boi de Morros.

Em entrevista a O Imparcial, Cecília Leite revelou que apresentará para o público o show Fogueira, onde cantará um repertório com muito baião, xote, forró pé de serra, toadas, tambor de crioula e coco, que fazem parte do folclore maranhense. “Fogueira é uma música de César Nascimento e é também o nome do meu primeiro disco. Este é show dançante, bem para cima, onde apresentaremos o melhor da nossa cultura no palco. É um show festivo para ninguém ficar parado. Adoro São João, e cantar os ritmos da minha terra é uma grande satisfação. Esta é uma época que afetivamente, é muito significante não só para mim quanto para todos os maranhenses. Vou cantar sucessos de grandes compositores como Papete, Cesar Nascimento, Josias Sobrinho, César Texeira, Antonio Vieira, João do Vale e Luiz Gonzaga. Músicas como Boi de Lágrimas, Engenho de Flores, Catirina, Mimos, Noite Severina de Lula Queiroga e Pedro Luis, além de outras que fazem parte do nosso repertório durante a temporada junina”, explicou Cecília Leite. A cantora volta apresentar novamente o show Fogueira, domingo (25), no Arraial Donato Alves, na sede do Ipem no Calhau.

Folia de três faz show no Ipem

No Arraial Donato Alves, na sede do Ipem no Calhau, a alegria, vibração e diversão da festa ficarão por conta do show Folia de São João, com o grupo Folia de Três, formado pelos cantores Emanuel de Jesus, Luciana Pinheiro e Serginho Carvalho. O grupo está com uma agenda em vários arraiais e também no interior com a proposta de difundir a música maranhense com uma “pegada” contemporânea e à base de muita diversão.
Segundo Emanuel de Jesus, um dos cantores do trio, o grupo que já passou por algumas formações comemora dez anos em 2017. “Nós preparamos um repertório especial para este período, fazendo uma incursão pela música maranhense e os sucessos que são característicos do período junino. No palco, vamos apresentar xote, baião, côco, tambor de crioula, toadas de bumba boi, além de músicas autorais como Salve a Cultura do Maranhão de minha própria autoria e Buscar-te em mim, de Sergunho Carvalho. Esta também é uma oportunidade que encontramos de homenagear os grandes nomes da cultura maranhense cantados as composições de João do Vale, Antônio Vieira, Donato Alves, Dona Teté, Josias Sobrinho, Oberdan Oliveira, entre outros artistas, e clássicos do bumbameu­boi, tambor de crioula, coco, cacuriá, e o tradicional ritmo da quadrilha”, explicou o cantor.
O trio de cantores, é acompanhando por uma banda composta por Edinho Bastos (guitarra/ direção musical), Ronald Nascimento (bateria), Jesiel Bives (teclado), e Serginho Carvalho (vocal e contrabaixo). O estilo com que eles apresentam os shows, com músicas vibrantes e figurinos coloridos, bem ao estilo junino, são as principais características do grupo. Com a intenção de resgatar a tradição da música e a cultura do Maranhão, os três cantores decidiram juntar as vozes e formar o grupo, que já coleciona apresentações em vários locais, municípios do maranhenses e em outros estados como a Paraíba. Folia de três fará shows no dia 22 em Santa Inês e dia 30, na Praça Nauro Machado e na Praia Grande, encerrando a temporada.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias