Orquestra de batuques

Show Encantarias narra lenda de Dom Sebastião

O show será apresentado nesta quarta-feira (21), na Praça Maria Aragão, e promete fazer um mix percussivo com o que há de mais marcante no São João maranhense

Reprodução

Contar a lenda de Dom Sebastião com os toques dos tambores e uma sonoridade típica do Maranhão através de um show que promete encantar e fazer vibrar o público: é esta a proposta de ‘Encantarias’, resultado de alguns dos mais importantes trabalhos do músico paraense radicado no Maranhão Luiz Claudio Farias, com seus quase 30 anos na música. O show acontece nesta quarta-feira (21), na Praça Maria Aragão, e compõe a programação do São João de Todos.

O projeto surgiu em janeiro deste ano, pouco antes do carnaval, a partir da formação da “orquestra de batuques”, grupo independente composto por 20 percussionistas maranhenses. “Criamos arranjos elaborados para esta grande variedade de ritmos e finalmente conseguimos nos apresentar na segunda-feira de carnaval na festa do Laborarte. Naquela época trabalhamos com os ritmos do carnaval, e para o São João trouxemos os ritmos predominantes como os sotaques do boi, tambor de crioula etc.”, explica Luiz Claudio.

O repertório do show ‘Encantarias’, conta Luiz, é repleto de toadas que marcam o São João maranhense, cantadas de forma incidental através do apoio dos teclados de Renato Serra. “Procuro imprimir minha própria pegada ao cantar estas toadas, tentando chegar próximo um pouco da forma autêntica e complexa, como eles cantam”, revela o artista. O show, que já foi apresentado duas vezes nesta temporada e sem dúvidas cativou os brincantes, conta ainda com a participação de um time pesado de percussionistas, incluindo Rogério Ozzy na bateria, Marquinhos Carcará, Leandro e Bruno Zabumba do Boi e Tambor da Liberdade, Marquinhos, Ricardo Sandoval e Ribão.

“Nossa expectativa é fazer um show alegre, vibrante, que faça as pessoas ouvirem e dançarem. O show narra através dos tambores a saga de Dom Sebastião, que, segundo meu enredo, após perder a guerra para os mouros, veio com seu navio para o Maranhão trazendo os encantados que representavam cada ritmo aqui criado. Logo que chegaram eles foram enviados para os 4 cantos do Maranhão. Então nós seremos estes encantados”, finaliza Luiz Claudio.

A programação do São João de Todos no Arraial da Maria Aragão tem início às 19h e conta ainda com a participação do Boi da Vila Passos de Canuto, Encantos do Olho d’Água, Boi de Sonhos, Boi de Axixá e com a Tenda Tambor de Crioula.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias