São João será uma festa democrática e diversificada
Governo e Prefeitura de São Luís dão a largada para os festejos juninos nos arraiais da cidade, onde as festas se estendem até o dia 2 de julho
A festa popular mais esperada pelos maranhenses começará oficialmente a partir da próxima quarta-feira (14). Serão seis atrações por noite em cada arraial, entre grupos de bumba meu boi, quadrilhas, danças tradicionais e shows de artistas locais e nacionais. Assim como nos anos anteriores, o São João de Todos será embalado por todos os ritmos juninos que animam a tradição maranhense e enfeitado com bandeirinhas, barracas de palha e todas as cores do São João. Os circuitos oficiais contarão com arraiais na Praça Maria Aragão, Praça Nauro Machado, Ipem e Vila Palmeira. O maior evento cultural do estado inicia oficialmente no dia 14 de junho e se estende até o dia 2 de julho, realizado por meio da parceria entre o Governo do Estado e Prefeitura de São Luís.
Confira a entrevista do secretário de estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino, sobre os festejos na Ilha.
A Secretaria de Estado da Cultura e Turismo já fechou a programação dos arraiais do São João?
Sim, a programação do São João de Todos já está disponível e este ano conseguimos contemplar todos os grupos credenciados. Isso mostra a intenção do Governo de fazer realmente uma festa democrática com o maior número de brincadeiras, mostrando as diversas expressões da nossa cultura popular. Os festejos começam oficialmente no dia 14 de junho nos arraiais da Praça Nauro Machado, Praça Maria Aragão, Ipem e Vila Palmeira. Além dos arraiais oficiais, estamos apoiando a realização de 13 arraiais nos bairros de São Luís. João Paulo, Cohajap, Cidade Operária, Bairro de Fátima, Liberdade, João de Deus, Vila Embratel, Anil, Cohatrac, Anjo da Guarda, Largo de Santo Antônio e Ceprama. Também apoiaremos as festas tradicionais como os encontros de grupos de Bumba-Meu-Boi da Capela de São Pedro (29), na Madre Deus, e do festejo de São Marçal (30), no bairro do João Paulo. O Festival de Zabumbas e o Encontro de Miolos de Boi.
Quais as novidades na programação deste ano? O evento contará com atrações nacionais?
Sim, está prevista as participações especiais de Elba Ramalho e Geraldo Azevedo que irão se apresentar na Praça Maria Aragão. Outros shows terão a apresentação de Flávia Bittencourt, César Teixeira, Rosa Reis, Alexandra Nicolas, Fernando de Carvalho, Eugênia Miranda, Mano Borges e outros grandes nomes da nossa música. Outra novidade será o uso da tecnologia ‘headsets’ de realidade virtual para promover o turismo do Maranhão. Teremos um espaço no Espigão da Ponta D’Areia para que os turistas possam experimentar a novidade. A ferramenta é uma inovação tecnológica que permite ao usuário viajar virtualmente nos locais turísticos de forma extremamente viva e real.
O evento está organizado para receber os turistas? Há uma expectativa e público?
O governo está preparando diversas ações de promoção dos destinos maranhenses durante o São João. Além da promoção dos destinos turísticos por meio dos óculos de realidade virtual que já falamos antes, o turista receberá atenção especial durante o São João de Todos, com recepção no aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado animada por atrações juninas. Centrais de atendimento ao turista também serão instaladas nos arraiais do Ipem e da praça Maria Aragão, para informações e divulgação de destinos turísticos maranhenses.
Foi preparado o aparato de policiamento na cidade?
Sim, o policiamento está preparado e a Secretaria de Segurança Pública vai garantir a cobertura dos arraiais do circuito oficial de forma permanente, na área interna e entorno. O aparato militar já trabalha nos festejos de bairros para a garantia da segurança de brincantes e público. Policiamento em viaturas, motocicletas, cavalaria e a pé cumprem as ações de abordagem, revista, fiscalização e monitoramento com efetivo militar do Comando de Policiamento Metropolitano de Área (CPAM – I, II e III). Planejamento direcionado foi desenvolvido priorizando o atendimento aos turistas. As orientações, ações de fiscalização e educativas vão ser desenvolvidas por equipes da Companhia de Policiamento Turístico (CPTur). O efetivo é treinado e preparado com policiais que têm domínio de mais de uma língua estrangeira, amplo conhecimento do bairro e suas potencialidades turísticas, além de condições de trato adequado com públicos diversos.