Saiba como evitar acidente doméstico com crianças
Veja dicas de como cuidar do seu pequenino em casa
Todo cuidado com criança é pouco! Nesta sexta-feira (16), uma criança de três anos morreu após um acidente doméstico no município de Chapadinha. Ele estava brincando sozinho na sala e uma televisão de 29 polegadas modelo de tubo caiu por cima dele, que chegou a ser atendido no hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos.
Acidentes domésticos desse são mais comuns do que se imagina. De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2013, 1.235 crianças com idade entre um e quatro anos morreram e, em 2014, 27.412 foram internadas vítimas de acidentes domésticos no Brasil.
Crianças, principalmente as menores, passam muito tempo em casa e, por vezes, os responsáveis acreditam que esse seja o lugar mais seguro para elas. A Organização Não Governamental (ONG) Criança Segura, que reúne dados de acidentes com crianças, mantém em seu site, dicas de cuidados, para tentar prevenir acidentes domésticos com crianças.
Confira as dicas:
-Pisos escorregadios e tapetes oferecem risco de quedas. O ideal é colocar antiderrapante nos tapetes ou retirá-los do ambiente;
-Use portões de segurança no topo e na base das escadas. Caso a escada seja aberta, instale redes ao longo dela;
-Instale grades ou redes de proteção em janelas, sacadas e mezaninos;
-Tenha certeza de que o piso está livre de objetos pequenos como botões, colar de contas, bolas de gude, moedas e tachinhas. Tire esses e outros pequenos itens do alcance do bebê, pois, nessa fase do desenvolvimento, quase tudo que a criança pega vai à boca;
-Cuidado com quinas afiadas! Prefira móveis com quinas arredondadas ou use protetor;
-Mantenha os móveis longe de janelas e cortinas. Eles podem ser usados para escalar.