Bumba-meu-boi

Relembre 5 toadas que marcam o São João maranhense

O Imparcial destaca cinco músicas que traduzem toda a força do São João e Bumba-meu-boi do Maranhão. Confira!

O Bumba-meu-boi é um dos principais traços da cultura maranhense. Repleta de aspectos religiosos, ritualísticos, musicais e teatrais, a manifestação é capaz de emocionar qualquer um que participa – como brincante ou espectador – e tem contato com os ritos e, sobretudo, as toadas cantadas e tocadas.

Ouça agora cinco toadas que marcam até hoje o Bumba-meu-boi do Maranhão:

1. SE NÃO EXISTISSE O SOL (Boi da Maioba)

O Boi da Maioba é um dos mais tradicionais grupos do sotaque da Ilha (ou de Matraca) do Maranhão. De Danavó à Chiador, e de Chiador à Chagas, os cantadores sempre deram vida às toadas do boi que são caracterizadas pelo vigor e visceralidade, arrastando “maiobeiros” (os torcedores e aqueles que compõe o grupo) por onde passam. Maioba revela, em “Se não existisse o sol”, toda a força da natureza.

2. MARANHÃO, MEU TESOURO, MEU TORRÃO – Boi de Maracanã

O Boi de Maracanã, também um dos principais grupos de sotaque da Ilha do maranhão, possui algumas das toadas mais reconhecidas do São João do estado, marcadas pela voz do cantador Humberto de Maracanã, ícone da cultura popular maranhense que faleceu em 2015, aos 75 anos. Tamanha é a força de Maracanã, responsável por esta toada que se caracteriza como um dos hinos maranhenses, que o grupo chega a reunir brincantes oriundos de cerca de 22 bairros ludovicenses em suas apresentações.

3. BELA MOCIDADE – Boi de Axixá

https://www.youtube.com/watch?v=iMcD1u6aAQA

O sotaque de Orquestra também proporciona à cultura maranhense toadas icônicas que marcaram a história. Exemplo disso é a amplamente conhecida “Bela Mocidade”, do Boi de Axixá. O grupo foi fundado no final dos anos 1950 por Francisco Naiva, sendo um dos precursores dos bois de Orquestra do estado.

4. URRO DO BOI, “NOVILHO BRASILEIRO (URROU)” – Boi de Pindaré

Símbolo do sotaque de Baixada, o Boi de Pindaré é caracterizado por uma sonoridade mais cadenciada. “Urro do Boi” é uma das toadas mais reconhecidas do grupo, e tem autoria de João Câncio e Bartolomeu dos Santos, o eterno Coxinho.

5. BOI DE LÁGRIMAS – Raimundo Makarra, na voz de Alcione

Quando se trata de São João do Maranhão, é impossível não lembrar da famosa toada “Boi de Lágrimas”, composição de Raimundo Makarra que resgata o sotaque da Ilha e marca a história nas vozes de Papete, Alcione ou através da interpretação do Boizinho Barrica.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias