Parceria com o 'Leitor do Futuro'

Projeto ‘Tecendo o Saber’ é lançado em parceria com o ‘Leitor do Futuro’

Na manhã da última terça-feira (27), a programação de lançamento do projeto contou com apresentações tradicionais da festa junina maranhense, como cacuriá e o bumba meu boi

Honório Moreira

Junho é mês de festa. E foi nesse clima que o Centro de Ensino Prof. Ignácio Rangel, no bairro Maiobinha, região metropolitana de São Luís, deu a largada ao projeto de leitura “Tecendo o Saber”, em parceria com o Leitor do Futuro. A festança contou com tudo de bom que uma boa festa junina tem direito, aliada com uma boa leitura.

Na manhã da última terça-feira (27), a programação de lançamento do projeto contou com apresentações tradicionais da festa junina maranhense, como cacuriá e o bumba meu boi. A decoração com exposição de textos produzidos pelos alunos deu brilho especial à celebração.

Rosaria Meireles, gestora-geral da escola, mostrou-se satisfeita com o início do projeto e a parceria com o Leitor do Futuro. “O nosso projeto visa abrir, de fato e de verdade, as portas da biblioteca para os alunos e comunidade. Iremos também fazer rodas de leituras e visitas, inclusive, já estamos aguardando a visita à sede de O Imparcial, onde vai acrescentar bastante para cada aluno. Gostaria de enfatizar que esse apadrinhamento do jornal O Imparcial à escola só tende a melhorar e quem vai ganhar são os alunos”, pontuou Rosaria.

A professora de português Joselena, implantadora do projeto no Centro de Ensino Prof. Ignácio Rangel, explicou o objetivo da realização. “Estamos voltados aos estudos dos textos culturais, relativos à cultura popular maranhense, o bumba meu boi, as festividades, as danças as comidas. Então, nós incentivamos eles com isso para que construam valores para vida deles. O adolescente tem essa dificuldade, mas, como o título do projeto diz, a gente está tecendo isso, construindo um processo de leitura para cada um deles e de forma mais chamativa”, falou.

Dificuldades

A professora relatou sobre as dificuldades enfrentadas pelo projeto, mas enalteceu a parceria com o jornal O Imparcial. “Hoje temos dificuldades para fazer com que esses alunos conheçam lugares culturais da cidade, mas a gente não desiste, nós vamos lutando, buscamos envolver os pais, parceria como a de O Imparcial, e vamos fazendo. Vamos colhendo os resultados, inclusive, o 9º ano já aceitou bem a proposta”.

Arthu Vinícius, aluno do 9º ano, já está produzindo textos com o incentivo do projeto. “A leitura é muito importante para adaptar o aprendizado, ela é importante para que se tenha um bom diálogo. A abertura desse projeto começou muito bem com essa festa, pois aqui a gente fica sabendo mais da nossa cultura, fica em dia com o bumba meu boi e outras danças”, declarou o aluno de 14 anos.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias