'Maranhão Verde'

Programa ‘Maranhão Verde’ deve promover conservação ambiental

O trabalho deve começar pela Bacia do Rio Itapecuru, na região do Parque Estadual do Mirador

Reprodução

O decreto que institui o programa ‘Maranhão Verde’ foi assinado nesta segunda-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, pelo governador Flávio Dino. O programa é executado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), e a intenção é lançar um conjunto de ações estratégicas para preservação das matas ciliares e das nascentes do Rio Itapecuru, um dos maiores do Estado, além de medidas importantes de proteção ambientação.

De acordo com Dino, o programa compõe um conjunto de iniciativas que englobam da educação ambiental até a previsão de bolsas – a Bolsa Maranhão Verde – para o engajamento de famílias na recuperação das matas ciliares, das margens dos rios e nascentes. O trabalho deve começar pela Bacia do Rio Itapecuru, na região do Parque Estadual do Mirador. “Neste Dia Mundial do Meio Ambiente nós temos ações práticas, concretas para reafirmar essa visão de que desenvolvimento tem que ser sustentável, tem que ser para as atuais e as futuras gerações”, destacou.

BOLSA MARANHÃO VERDE

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Marcelo Coelho, explica que o Maranhão Verde terá como uma das ações a abertura de edital para seleção de famílias que deverão, a partir do recebimento da Bolsa Maranhão Verde, realizar ações de conservação e recuperação nas áreas do projeto, tais como plantio de mudas nativas, isolamento da área para proporcionar a regeneração natural e enriquecimento de áreas utilizando a técnica da ‘nucleação’.

“Aprovado pela Assembleia Legislativa do Maranhão, o programa agora se torna lei, com decreto assinado pelo governador, que dá todo o delineamento em que nós vamos fazer o trabalho de recuperação das matas ciliares e das nascentes do Rio Itapecuru, no Parque do Mirador. Faremos o levantamento do número de pessoas que serão beneficiadas, cada uma dessas famílias, deverão receber R$ 300, como um incentivo, por cuidarem e fazer as mudas”, explica o secretário.

Além do governador e do secretário de Meio Ambiente, estiveram presentes à cerimônia de assinatura do decreto o secretário de Governo, Antônio Nunes, e o diretor-presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Davi Telles.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias