ocupação trapiche #3

Pinturas e fotografias abrem a Ocupação Trapiche #3

A terceira edição do projeto, que visa expor trabalhos de artistas de todo o país nos diversos campos das artes visuais, inicia-se nesta quinta-feira (22)

Reprodução

Mostras de pintura da artista Eugenia França e de fotografias documentais de Milena Reis e Gerson Diniz marcam a abertura da terceira edição da exposição ‘Ocupação Trapiche #03’, que entra em cartaz nesta quinta-feira (22).

‘Boi dos Papudos: o urro de um boi na terra da encantaria’ é o título da exposição convidada. O Boi dos Papudos é um boi de caboclo, sotaque de matraca, nascido no Terreiro de Mina Ilê Axé Onilé Orixá Portal de Encantaria, em São Luís, de uma promessa feita para São João por uma encantada, Maria Padilha, e abraçada pelos filhos da casa sob a regência da cabocla Teresa Légua.

A brincadeira existe há mais de quatro anos no bairro da Vila Nova e tem como diferencial um coro formado só por mulheres, tendo a maioria de seus componentes jovens e crianças da comunidade. O Boi dos Papudos, como outros bois de encantados do Maranhão, traz características genuínas, mantendo a história e a herança cultural da comunidade ancestral presente nos terreiros de Mina, Candomblé e Umbanda.

“Temos o objetivo de tornar estas discussões mais frequentes neste equipamento de cultura do município, ressaltando que a Galeria Trapiche está aberta para estas trocas de experiências construtivas. Nossa cidade tem muitos talentos que precisam ser conhecidos e, ao longo da exposição, a ideia é que possamos desenvolver produções aqui com a realização de oficinas nos diferentes campos das artes visuais”, frisou Camila Grimaldi, diretora da galeria.

A exposição da artista Eugenia França, intitulada “Entre o que sei e o que existe”, convida o espectador a experimentar o estranhamento por meio da utilização de imagens de bonecas sujas e velhas, descartadas pelo consumismo, como crítica à estrutura de dominação ideológica da sociedade capitalista. A série ‘Do lado de cá, do lado de lá’ retrata em telas meninas da periferia, segurando suas bonecas velhas, e mostra que a lógica do consumismo exclui não apenas produtos, mas também seres humanos que não participam da lógica de consumo.

Divulgação

Eugênia França Vive e trabalha em Contagem (MG). Graduada em Artes Plásticas pela Escola Guignard – Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG – 2015, com habilitação em pintura e cerâmica. Seus trabalhos têm a pintura como linguagem principal, mas expande para o desenho, objetos e a cerâmica. É também autora do livro ‘Nós Outros e Eu Mesma: Transformar o barro em cerâmica expressiva para refletir sobre as relações humanas na sociedade contemporânea’. Realizou, em 2017, a exposição individual ‘Do lado de cá, Do lado de lá’, em Maceió (AL) e várias mostras coletivas em Belo Horizonte.

A Ocupação #3 ficará à disposição do público até o dia 20 de julho, na Galeria Trapiche Santo Ângelo, localizada na Avenida Vitorino Freire, S/N – Praia Grande, em frente ao Terminal de Integração. A exposição traz temáticas independentes, que acontecem simultaneamente em espaços diferenciados. As visitações podem ser feitas de segunda a sexta, de 9h às 12h e de 14h às 19h.

CHAMADA PÚBLICA

A exposição ‘Ocupação Trapiche #03’ é resultado da Chamada Pública Nacional de Ocupação Artística do equipamento municipal da prefeitura de São Luís, com participação de artistas de todo o país interessados em expor trabalhos em qualquer categoria do campo das artes visuais.

A chamada selecionou o trabalho de 13 artistas locais e nacionais que vão expor ao longo do ano na galeria. O principal objetivo da ocupação é o de atender à política cultural municipal que incentiva o fomento às artes visuais por meio de atividades de circulação de obras e intercâmbio do trabalho de artistas de diferentes regiões.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias