Saúde

Maranhão deve ganhar três centros de hemodiálise

Os novos Centro de Nefrologia e Hemodiálise devem ser instalados nos municípios de Pinheiro, São José de Ribamar e São Luís até o fim do ano para atender pacientes renais crônicos

Reprodução

Os municípios de Pinheiro, São José de Ribamar e São Luís vão receber, até o fim do ano, novos Centros de Nefrologia e Hemodiálise para atender pacientes renais crônicos. Com a entrega dessas unidades pelo Governo do Maranhão, são mais 111 cadeiras de hemodiálise no Maranhão.

No segundo semestre deste ano vão começar as obras de outros quatro Centros de Nefrologia e Hemodiálise nos municípios de Chapadinha, Coroatá, Santa Inês e Imperatriz. “A área de nefrologia está tendo um reforço no Maranhão; o Governo do Estado está focado na reorganização da assistência à saúde”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Os hospitais vão atender as regras exigidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e Vigilância Sanitária. Os projetos dos centros, elaborados antes de 2015, tiveram que ser refeitos para atender as exigências. Sem essas mudanças não poderia haver repasses de verbas federais.

“Herdamos projetos que tinham poucas cadeiras, que não possuíam algumas salas específicas e que, por isso e por outros detalhes, não atendiam às exigências do SUS e, também, da Vigilância Sanitária”, diz a secretária-adjunta estadual de Manutenção e Engenharia da Saúde, Thais Farias. “Tivemos que refazê-los, aumentamos o número de cadeiras e fizemos adaptações necessárias para garantir que esses Centros pudessem ser incluídos na rede do SUS, o que garante o funcionamento deles”, acrescenta.

A adequação dos projetos, também, vai garantir economia recursos, pois proporciona o uso mais racionais dos recursos. Haverá, por exemplo, salas para a limpeza e esterilização de cateteres. Em vez de um paciente usar um cateter apenas uma vez, ele poderá utilizar o material dez vezes, com total garantia para a saúde.

“Com essas novas unidades, ampliamos a rede de atendimento e conseguiremos dar melhor suporte à demanda reprimida que recebemos em nosso estado”, diz Thais Farias.

Já são 14 unidades de saúde habilitadas junto ao SUS para realizar hemodiálise no Maranhão. O serviço ambulatorial, mantido pela Secretaria de Estado da Saúde, funciona no Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís, na Casa de Saúde e Maternidade de Caxias e Pronto Nefro em Imperatriz e na Clínica de Nefrologia de Açailândia.

A construção dos centros tem duas etapas. A primeira é a montagem das estruturas pré-fabricadas. Depois vem a urbanização das unidades, com a estrutura necessária de apoio, o que inclui escadas, rampas e calçadas.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias