DOAÇÃO DE SANGUE

Hemomar intensifica campanha de doação

Aderindo ao Junho Vermelho, a Secretaria de Estado de Saúde lança hoje (14), no Hemomar, a campanha para captação de doador de sangue

Foto: Honório Moreira

Algumas horas, uma agulhada e pronto! Você já contribuiu para salvar uma vida. Há três anos o mês de junho foi eleito como “Junho Vermelho”, uma cor e uma questão ligada à saúde em destaque, para lembrar a população da importância da doação de sangue voluntária. A escolha não foi por acaso, já que em 14 de junho celebra-se o Dia Mundial do Doador de Sangue – data estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2004.

Aderindo ao Junho Vermelho, a Secretaria de Estado de Saúde lança hoje (14), desde às 9h, no Hemomar, a campanha para captação de doador de sangue. Paralelamente ao lançamento, haverá na Praça Deodoro um posto de coleta, que funcionará das 9h às 17h.
Para suprir a demanda apenas da capital seria necessário que 280 bolsas fossem doadas diariamente. Mas há muito tempo, segundo o Setor de Captação do Hemomar, essa meta não vem sendo alcançada.

Para piorar, do mês de maio para cá esse número caiu por dois fatores: as campanhas de vacinação contra a gripe e a febre amarela disponibilizadas pelo governo federal. Neste período do ano também, o país experimenta a queda das temperaturas e, em seguida, as férias, que provocam uma baixa de comparecimento de doadores: os estoques de sangue caem, em média, 30%.

“Tem todo um conjunto porque quem é doador e toma a vacina contra a H1N1 só pode doar depois de 72h, mas quem toma a de febre tem que aguardar quatro semanas. Aliado a isso, temos os festejos juninos que é um período em que a demanda é sempre maior porque há mais intercorrências, acidentes. E infelizmente há essa baixa. O estoque é inexistente”, lamenta a Assistente Social do Setor de Captação do Hemomar, Frassinete dos Santos Araújo.

O Hemomar atende todo o Maranhão. Qualquer queda no banco de sangue pode provocar um desequilíbrio no fluxo de funcionamento dos hospitais, por exemplo. É que quando um paciente dá entrada em um hospital, sendo para uma cirurgia eletiva ou para um procedimento de urgência, não dá pra saber se ele precisará de sangue ou não. Por isso, o banco de sangue deve sempre estar abastecido para servir à emergência.

Diariamente são doadas 280 bolsas, mas nem todas são aproveitadas por apresentarem sorologia (doenças transmissíveis pelo sangue). Ou seja, nem toda bolsa que entra, sai para uma emergência. “Dessas, 230 estão aptas a serem doadas. Se todas pudessem ser utilizadas, teríamos como suprir satisfatoriamente a capital”, afirma Frassinete Araújo. Outro fator que dificulta manter um estoque é porque muitas doações também são dirigidas, ou para reposição.

Campanha

Hemomar intensifica campanha de doação de sangue, onde serão realizadas ações também de coleta. A expectativa é que a ação permita aumentar a coleta. Nesse período, empresas parceiras, instituições religiosas e órgãos públicos também se voluntariam para garantir a manutenção dos estoques do Hemomar. Além da ação na abertura da campanha na manhã de hoje, o Hemomar terá atividades internas com alunos de instituições escolares, nas igrejas adventistas da Raposa e do bairro São Bernardo e também na cidade de Coroatá.

O Dia Mundial do Doador de Sangue é uma possibilidade para enfatizar mais uma vez por que é essencial que a doação seja altruísta e que haja doadores regulares para garantir a provisão de sangue seguro para todos os pacientes que precisem de transfusões.

Condições de doação

– Para doar sangue, o candidato deverá estar alimentado. Se for doar pela manhã, uma refeição sem gorduras. Após almoço ou jantar, deve-se aguardar três horas;

– O candidato à doação deve comparecer em condições plenas de saúde. Se estiver apresentando qualquer sintoma, mesmo que leve, deverá aguardar a melhora;

– Frequência cardíaca e pulso devem estar regulares e serem analisados pelo médico. A pressão arterial é aferida no momento da doação, assim como a temperatura, que não poderá exceder 37°C;
– Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e com mais de 50 quilos. Idosos somente poderão doar caso já tenham realizado uma doação antes dos 60 anos e devem respeitar o intervalo de seis meses entre elas;

– O candidato deve ter dormido, pelo menos, quatro horas, sentindo-se descansado no momento da doação.

Saiba mais

Em São Luís, os interessados podem se dirigir à sede do Hemomar, localizada na Rua 5 de Janeiro, s/n, bairro da Jordoa. A unidade funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. Para ser doador, a pessoa precisa ter entre 16 e 69 anos de idade, estar em boas condições de saúde e ter peso no mínimo de 50 kg.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias