Educação

Governo inicia as aulas do PreUni ITA

O ITA é uma instituição universitária pública ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER)

Reprodução

Estudantes inscritos no Programa PreUni ITA, pré-vestibular gratuito criado pelo Governo do Estado, iniciaram no sábado (10) a maratona de estudo para o vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

O pré-vestibular é uma oportunidade para estudante como Jean Amorim, 16 anos, que tem o sonho de estudar na faculdade. “Esse é um grande passo para o meu futuro. Diante de todas essas facilidades eu não poderia perder essa”, disse Jean Amorim.

As facilidades a que Jean Amorim se refere são as de realizar a prova do vestibular em São Luís e ainda ter um curso preparatório específico com as disciplinas do vestibular. A realização da prova na capital maranhense é resultado de articulação da Secti e o Instituto.  A novidade despertou o interesse de muitos jovens maranhenses de entrar na disputa por uma das vagas oferecidas pela universidade.

Antes do início das aulas deste sábado, o secretário Jhonatan Almada conversou com os estudantes e apresentou a equipe de professores que vai acompanhar os alunos até dezembro, quando acontecem às provas. “Nós desejamos elevar a capacidade do Maranhão de formar mão de obra altamente qualificada, por isso nós criamos esse preparatório que se soma aos projetos da graduação ITA com a Ufma, mestrado ITA com a Uema e o doutorado em rede com mais outras universidades de três estados. Isso tudo para que possamos formar recursos humanos na área de engenharia aeroespacial que contribuirão para o desenvolvimento do Maranhão”, disse o secretário Jhonatan Almada.

A coordenadora do PreUni ITA, Eneida Erre, classificou o pré-vestibular como um programa grandioso que visa preparar o aluno para o dia da prova. “O programa vai trabalhar justamente com as disciplinas voltadas especificamente para o vestibular do ITA. Hoje estamos dando início e vamos acompanhar esses alunos até dezembro. Então não é uma aula, mas um curso que eles terão acompanhados até dezembro”, contou Eneida Erre destacando que foi criado todo um ambiente favorável para esses estudantes com professores altamente qualificado, matéria de apoio em um ambiente adequado no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) – unidade plena São Luís, onde acontecem às aulas.

E disposição de estudar é o que não falta para os alunos inscritos no pré-vestibular. Kleycilene Jesus Nunes, que participou da aula neste sábado, disse estar ciente que só vai alcançar seu objetivo com muito estudo. “Agora temos que esquecer folga. É preciso focar nos estudos porque isso é a garantia de um futuro promissor. A gente sabe que os estudantes do ITA são disputados por grandes empresas e é isso que quero para minha vida. Terminar uma faculdade e saber que tem um mercado de trabalho aberto pra mim”, disse Kleycilene, de 16 anos.

O professor de física Henrique Diniz disse que a preparação desses alunos também é um desafio para os professores que vão se empenhar ao máximo para ajudar a realizar o sonho dos inscritos no pré-vestibular. “Uma novidade a realização das provas do ITA aqui na capital e uma oportunidade e facilidade para os alunos maranhenses. O preparatório é um reforço para esses alunos que desejam se prepara para concorrer em melhores condições nesse que é um dos mais disputados vestibulares do país”, disse o professor.

“A linha de ensino que será seguida é de acordo com as últimas provas do instituto, que não são questões tão discursivas com a do Exame Nacional do Ensino Médio e bem diferentes dos trabalhos de sala de aula. Então nós estamos fazendo um trabalho voltado com matéria diretamente para a prova do ITA”, contou o professor.

Sobre o ITA
O ITA é uma instituição universitária pública ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER). Está localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), na cidade paulista de São José dos Campos. Especializado nas áreas de ciência e tecnologia no Setor Aeroespacial, o ITA oferece curso de graduação em engenharia nas especialidades aeronáutica, eletrônica, mecânica-aeronáutica, civil-aeronáutica, da computação e aeroespacial. Os alunos de graduação recebem ensino e alimentação gratuitos ao longo dos cinco anos de curso, além de moradia a baixo custo dentro do próprio campus.

Ano passado mais de 12 mil candidatos se inscreveram para concorrer às 110 vagas nos seis cursos.  O vestibular do instituto é o mais concorrido do país na área de engenharia.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias