Dia Mundial do Fusca

Fusca: de popular à veículo de luxo

Conheça história do modelo da Volkswagen mais vendido no mundo e celebre com amantes do besourinho em São Luís

Lendário, apaixonante e único são características suficientes para descrever o significado do Volkswagen Fusca na vida dos amantes do mundo automotivo. O compacto tem fama mundial e, por isso, ganhou uma data especial, válida em todo o Brasil. É o Dia Mundial do Fusca, comemorado nesta quinta-feira (22).

Um carro que fez história em mais de 8 décadas continua em “forma” e atraindo olhares e apaixonados de diferentes idades. Há uma imensa cultura em volta do pequeno besouro, com milhares de clubes, museus, peças de roupa e decorações todas feitas em homenagem a ele.

O governo alemão de Adolf Hitler deu a Porsche a missão de criar o “carro do povo”, tradução da palavra “Volkswagen”. Nascia em 1938, o Fusca, já com uma nobre missão de recolocar o país sobre rodas por meio de um carro barato e de fácil manutenção. No Brasil, ele começou a ser produzido em 1959, pela primeira fábrica da VW fora da Alemanha localizada em São Paulo.

Após um hiato de 7 anos sem produção nas fábricas brasileiras, o Fusca retorna depois em 1993 para uma breve carreira até 1996 – a pedido do então presidente Itamar Franco. Em sua forma original, ele foi produzido até 2003 no México.

Embarcando na onda ‘retrô’ do fim dos anos 1990, a Volkswagen investiu em um modelo mais moderno: o New Beetle. Beetle, como era chamado o nosso besouro em alguns países de língua inglesa, usava plataforma e conjunto mecânico da quarta geração do Golf e vestia uma carroceria inspirada no Fusca original. Apesar do forte apelo nostálgico, não fez muito sucesso e, pois não tinha um preço atraente, além de não ser tão forte quanto o Golf, nem preservar o o charme do Fusca original.

Depois do New Beetle, a Volkswagen decidiu dar um novo propósito ao besouro. Apelou para a nostalgia, batizando o modelo com o apelido que o original recebeu (Fusca no caso do Brasil) e adotou uma postura mais esportiva. O visual se afastou um pouco Fusca original, mas a pegada aqui é outra: vendido no Brasil com motor 2.0 TSI de 220 cv, ele se posicionou como mais uma opção de esportivo da Volkswagen. Porém, hoje o modelo passou de popular a veículo de luxo, não alçando recordes de vendas como seu original.

Para comemorar o dia mundial do Fusca, os amantes, admiradores e proprietários do besouro de São Luís farão um grande encontro neste sábado, no estacionamento do Pátio Norte Shopping, à partir das 16h. Será premiado o Fusca destaque de São Luís, além de entrega de brindes e arrecadação de alimentos.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias