Funai prepara demarcação de área gamela
Fundação tem 45 dias para cumprir parceria firmada com o governo do Maranhão. Equipe deve reunir cinco profissionais antropológicas, ambientais e geográficas
A Funai deve apresentar, em 45 dias, um esboço sobre parceria a ser firmada com o governo do Maranhão para acelerar a formação do grupo de trabalho de demarcação da área indígena Gamela. O acordo foi firmado em audiência realizada na Justiça Federal nesta semana.
O governo do Maranhão havia se colocado à disposição para custear a atuação do grupo de trabalho para a demarcação. No entanto, desde o
início de maio, a parceria não evoluiu porque a Funai não repassou a planilha orçamentária para o governo maranhense.
Os grupos de trabalho são organizados e coordenados pela Funai para identificação dos territórios indígenas no Brasil. A equipe é multidisciplinar e reúne cerca de cinco profissionais nas áreas antropológicas, ambientais e geográficas.
Em média, a equipe conclui os trabalhos de demarcação do território, em cinco anos. No entanto, o processo segue para outras etapas e o processo de demarcação territorial pode levar até 15 anos ou mais.
A região, que abrange os municípios de Viana, Matinha e Penalva é conhecida pela disputa de terras entre o povo Gamela e fazendeiros. Em abril desde ano, a área foi cenário de uma tentativa de massacre, que terminou com várias indígenas feridos.