Prevenção

Faixa etária de vacina contra o HPV é ampliada

A partir de agora, os meninos de 11 a 15 anos incompletos (14 anos, 11 meses e 29 dias), também farão parte, junto com as meninas, do público-alvo da vacinação contra o vírus

Reprodução

No início da semana, o Ministério da Saúde (MS) anunciou a ampliação da faixa etária de meninos para serem vacinados contra o HPV. A partir de agora, os meninos de 11 a 15 anos incompletos (14 anos, 11 meses e 29 dias), também farão parte, junto com as meninas, do público-alvo da vacinação contra o vírus. Disponível na rede de saúde, a vacina previne contra o câncer do colo do útero.

No Maranhão, mais de 301 mil meninos devem ser vacinados contra HPV. A meta é vacinar 80% desse público. Já em relação às meninas, o total de 506 mil crianças e jovens do sexo feminino com idade entre 9 e 15 anos devem receber o esquema vacinal contra o HPV, sendo que a meta também é 80%, correspondendo a 405 mil meninas.

Desde o início da vacinação, em 2014, foram enviados mais de 1 milhão de doses ao estado para imunização contra o HPV. A vacina contra o HPV para os meninos passou a ser disponibilizada no Sistema Único de Saúde (SUS) em janeiro deste ano, contemplando os meninos de 12 a 13 anos. Até o ano passado, era feita apenas em meninas. Também passam a ter direito a vacina homens e mulheres transplantados e oncológicos em uso de quimioterapia e radioterapia.

Baixa adesão

De acordo com o Departamento de Controle de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria de Estado da Saúde (SES), um dos maiores entraves para a imunização contra o HPV alcançar bons índices ainda é a falta de informação. “A vacina está disponível em toda a rede de saúde, porém a procura é baixa. Até quando se vai para as escolas fazer a vacinação, há uma recusa, porque muitos pais ainda não permitem que as crianças e adolescentes vacinem”, explicou a enfermeira Fábia Eugênio.

O Papiloma Vírus provoca vários tipos de câncer. “Eles precisam ter mais informação sobre a vacina e entender que a vacina pode livrá-los de ter um câncer no futuro. O Papiloma Vírus é grave e pode ocasionar uma série de tipos de câncer e somente a imunização pode protegê-los de contrair futuramente o HPV”, comentou a enfermeira.

A vacina contra HPV faz parte do Calendário Nacional de Imunização do Sistema Único de Saúde (SUS) e está disponível em todas as unidades de saúde do estado durante todo o ano. Meninos e meninas devem tomar duas doses da vacina HPV, com intervalo de seis meses entre elas. Para as pessoas que vivem com HIV, a faixa etária é mais ampla (9 a 26 anos) e o esquema vacinal é de três doses (intervalo de 0, 2 e 6 meses). No caso dos portadores de HIV, é necessário apresentar prescrição médica.

Nos meninos, a vacina protege contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. A definição da faixa etária para a vacinação visa proteger meninos e meninas antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus. Nas meninas, o principal foco da vacinação é proteger contra o câncer de colo do útero, vulva, vaginal e anal; lesões pré-cancerosas; verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus.

O HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias