Dos desafios às conquistas no mercado publicitário
Indicada por um de seus trabalhos ao prêmio Profissionais do Ano, a Phocus Propaganda colhe os frutos de uma longa trajetória que soma experiência e inovação
Com uma atuação de mais de 40 anos na área de propaganda e marketing, uma das mais prestigiadas agências do Maranhão, a Phocus Propaganda, que acumula mais de 60 prêmios em festivais de propaganda, este ano teve uma de suas peças publicitárias selecionadas como finalista regional, na categoria Mercado, do prêmio Profissionais do Ano, da Rede Globo. Há mais de 10 anos, nenhuma agência ou peça do Maranhão aparecia como finalista ao prêmio.
A peça inscrita pela agência é um filme de 30 segundos, veiculado na TV, para uma seguradora de equipamentos portáteis. O filme parte de uma abordagem bem-humorada que tem como personagem central uma garotinha fazendo vários selfies no que parece ser um celular. Após as fotos, o desfecho é um acidente com o aparelho seguido das frases: “Seguro para equipamentos portáteis. De repente você precisa”. A ideia, segundo a agência, foi apresentar situações que podem acontecer no nosso dia a dia, quando um seguro de celular com certeza será bem-vindo.
A definição da etapa Norte/Nordeste acontece em setembro, quando a Phocus disputará com três empresas do Ceará e outra da Bahia. Caso supere as concorrentes, a agência concorrerá ao prêmio em nível nacional, com anúncio dos vencedores, em outubro, durante premiação dos Profissionais do Ano na cidade de São Paulo.
A Agência Phocus integra o Grupo Phocus que em 2011 expandiu sua atuação para as regiões Norte e Nordeste e tem à frente três sócios que somam suas experiências para o sucesso do negócio: o diretor-geral Daniel Caracas, o diretor de criação Danilo Blume e diretor da Faz Promo Tiago Albuquerque.
Em entrevista a O Imparcial, o diretor-geral do grupo, Daniel Caracas, publicitário com 15 anos de experiência, três vezes premiado como Publicitário do Ano em premiações regionais e estaduais, fala da satisfação pela indicação de um dos trabalhos da empresa para a importante premiação, assim como, destaca os desafios enfrentados pelas agências em um mercado cada vez mais exigente e pressionado pela instabilidade econômica.
Entrevista// Daniel Caracas
A Phocus Propaganda é finalista regional no prêmio Profissionais do Ano. O que isso representa para a agência e para o mercado local?
Acima de tudo, já é um grande orgulho fazer parte dessa lista. É fruto de um grande trabalho e esforço de equipe. A Phocus se dedica há muitos anos para levar a nossa propaganda a novos patamares, e reconhecimento como esse faz todo o esforço valer a pena. É importante para nosso mercado local porque nenhuma agência ou peça do Maranhão aparecia como finalista do prêmio há mais de 10 anos. Ou seja, é uma grande conquista para nosso mercado local estar de volta na premiação.
Qual a expectativa dos sócios e todos que integraram a equipe realizadora do projeto? A agência tem pela frente o desafio de concorrer com outras quatro empresas do Nordeste…
É um grande desafio, pois todas as outras agências são de mercados muito mais robustos que o nosso, como Ceará e Bahia. Ou seja, um trabalho do nosso estado no melhor da propaganda regional é uma grande vitória. Já participamos de outras premiações regionais e sempre estamos buscando colocar o Maranhão em destaque nesses prêmios. Nós já estamos felizes em estar na grande final. Se conseguirmos “beslicar” um prêmio, será uma grande vitória e motivo de muita felicidade para nossa equipe.
Como foi pensada a peça publicitária da corretora de seguros que foi inscrita e selecionada para concorrer ao prêmio?
A peça é um filme de 30 segundos, veiculado na TV, para a seguradora JFernandes. No caso, o filme é para falar um produto bem especifico deles, que é o seguro para equipamentos portáteis, que engloba, em grande parte, seguro para celulares. Então toda a ideia nasceu desse briefing e produto bem específico. O filme parte de uma abordagem bem-humorada de situações que podem acontecer no nosso dia-a-dia, quando um seguro de celular com certeza será bem-vindo. Desse modo, chegamos ao conceito “Seguro para equipamentos portáteis. De repente você precisa”. Por que muita gente nem sabe que existe esse produto, sendo que acidentes com nossos celulares é algo tão comum.
Sendo uma das agências mais premiadas da região, que outras indicações e conquistas fazem parte do portfólio do grupo?
Nos últimos cinco anos o Grupo Phocus acumula mais de 60 prêmios em festivais de propaganda como Colunistas, ESPM, Ampro Globe Awards, Show Up e reconhecimentos em publicações nacionais e internacionais como Hypeness, CCSP, Best Ads, Adeevee, WeLoveAds, entre outros.
Nosso portfólio inclui grandes clientes regionais e nacionais como Vale, Cyrela, Vivo, Banco da Amazônia, Carmen Steffens, SEBRAE, Shopping Pátio Norte, Dom Bosco, Canopus, entre outros.
A Phocus expandiu sua atuação de trabalho e geográfica, isso a tornou mais competitiva?
O Grupo Phocus atualmente possui escritórios em Belém/PA e São Luís/MA, de onde coordena atividades em vários estados do Norte/Nordeste do Brasil. Acho que a nossa mentalidade e mindset criativo continuou o mesmo. Isso que é o importante. A expansão geográfica nos permitiu ampliar atendimento de contas mais importantes, novos clientes, mas em termos de mindset, continuou o mesmo. Na verdade, buscamos sempre levar nossa filosofia conosco aonde formos.
Quais os desafios mais comuns na área de publicidade e propaganda mesmo para uma agência já consolidada como a Phocus?
São os mais diversos. Por trabalharmos com criatividade e inovação, somos sempre desafiados a estarmos no limite de tudo que acontece de novo, dos melhores modelos de gestão, ideias, processos, ou seja, tudo. Outro desafio é que a agência trabalha com diversos segmentos – produtos, shoppings, varejos, lojas, carros, sapatos, bancos, construtoras, mineradoras, energia, poder público, entre outros. Isso se torna um desafio por que temos que entender nuances de diversos segmentos, como é o caso da JFernandes, que atua no segmento se seguros.
Outro desafio é dominar os muitos canais de comunicação que surgem a todo o momento. Hoje em comunicação temos três áreas muito grandes e abrangentes, que são distintas e precisamos de muitos profissionais para entender a peculiaridade de cada área dessas. Atualmente temos áreas importantes como OFF (que representa a propaganda tradicional) o LIVE (tudo que é eventos e ações presenciais) e o ON (todo o universo digital). Então, cada segmento desses é um grande mundo que precisamos entender.
Tudo isso, somado aos desafios de pressão por prazo e verbas menores, cada vez mais comuns entre os clientes. Então, é um cenário desafiador.
Como sócio, que experiências/especialidades você agrega junto à agência. O que considera imprescindível nos resultados alcançados?
Bem, eu já passei por todas as áreas operacionais da agência antes de me tornar o CEO (Diretor Geral) da agência. Como sócio, procuro estar presente nos processos mais importantes. Acho que atualmente meu papel é cada vez mais estratégico. Pensar no MACRO, quais decisões de caminho iremos tomar no planejamento do cliente, que, depois de 15 anos na profissão, acho que é aonde contribuo de forma mais relevante. Também, de certa forma, me vejo como uma espécie de cola ou conector entre todas as áreas da agência. Sou responsável pela montagem, estruturação do time e fazer com que todos os departamentos distintos funcionem de maneira organizada e produtiva. Pense em um relógio com muitas engrenagens e todos têm que andar no seu ritmo. Acredito que acompanhar tudo isso e mais a gestão da empresa é meu papel fundamental atualmente.
Além do mais, temos mais dois sócios no grupo Phocus. Tiago Albuquerque é sócio da Faz Promo, empresa do grupo dedicado ao Live Marketing. Trabalhamos há muitos anos juntos. E, mais recentemente, o Danilo Blume, que além de sócio, é diretor de criação da agência, ou seja, ele atua mais focado no âmbito da criação, área que também participo junto com ele.
Como você projeta o futuro da propaganda e marketing maranhense no mercado como um todo?
Vivemos momentos desafiadores. A crise econômica recente pelo qual o país passou e está passando, pressionou bastante o mercado local. Tivemos, em linhas gerais, redução nos quadros de agências. Existe muita pressão financeira sobre as agências atualmente. Muitos clientes pressionam por novas propostas mais enxutas, financeiramente falando. Tivemos também cortes de verba em comunicação. Dos meus 15 anos, os últimos dois anos foram os mais difíceis que já passei. Mas parece que 2017 começa a melhorar. Felizmente, acredito que sempre haja espaço para quem desenvolve um trabalho diferenciado, como o Grupo Phocus. Apesar de não ser fácil, temos lutado fortemente pelos nossos valores e continuar levando a propaganda maranhense no patamar que deve estar. Exige muita dedicação em todos os sentidos. E aceitamos com prazer esse desafio. Por isso que nosso lema é “A gente acredita no que faz”.