Bumba meu boi ganha destaque em sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília
A sessão solene contou com a apresentação de um grupo de Bumba-meu-boi e celebrou, também, os 120 anos do Boi da Maioba, grupo tradicional que todos os anos festeja em São Luís
A Câmara dos Deputados, em Brasília, promoveu nesta segunda-feira, dia 05 de junho, sessão solene para homenagear o Dia do Bumba Meu Boi. A presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, esteve presente na cerimônia, realizada a pedido do deputado estadual Hildo Rocha, do PMDB do Maranhão, e do deputado federal, Cléber Verde, do PRB, também maranhense.
A sessão solene contou com a apresentação de um grupo de Bumba-meu-boi e celebrou, também, os 120 anos do Boi da Maioba, grupo tradicional que todos os anos festeja em São Luís. Lembrando que o Complexo do Bumba Meu Boi do Maranhão é Patrimônio Cultural registrado pelo Iphan, Kátia Bogéa anunciou que o Instituto está instruindo o dossiê de candidatura do bem a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, da UNESCO.
Durante o ciclo de apresentações do Bumba-meu-boi no festejo junino em São Luís (MA), a comunidade da Maioba desenvolve uma série de atividades que representam o seu estilo de vida e lazer. A comunidade fica a 30 km da capital e possui cerca de mil habitantes. Engloba pequenas vilas, como Mocajituba, Genipapeiro, Trizidela, Boa Vista, Itapiracó, Bacuritiua e Sítio Grande. Possui características comerciais na produção de subsistência de verduras e flores. As manifestações populares dessa comunidade são o Bumba-meu-boi e a festa do Divino Espírito Santo.
O festejo do Bumba-meu-boi se configura em um estilo de vida para a comunidade estabelece uma rede de relações sociais que se manifesta de forma voluntária entre as pessoas que se dedicam e empenham no seu desenvolvimento e da comunidade.