2017

Boi do Maracanã inicia a temporada sábado

Boi de Maracanã faz os preparativos para o lançamento oficial de sua temporada junina 2017 com último ensaio redondo e lançamento do documentário em homenagem a Humberto de Maracanã

Foto: Divulgação

 

O som das matracas e dos pandeirões do bumba meu boi do Maracanã vão ecoar com mais força neste sábado (10), a partir das 21h, na sede da brincadeira, localizada no povoado do Maracanã, zona rural de São Luís. A manifestação, que está realizando apresentações prévias do São João em diversos pontos da ilha, realiza o seu último ensaio redondo para dar a sua largada oficial à temporada junina, que acontece oficialmente no próximo dia 23, Dia de São João, e dia do batizado da brincadeira.

Considerado um dos maiores e mais antigos grupos de bumba meu boi do Maranhão, há mais de 100 anos o Boi de Maracanã, que também é sinônimo de resistência da cultura popular do estado, leva suas centenas de integrantes às ruas e arraiais de São Luís e este ano não vai ser diferente. A brincadeira que há três anos está sem o seu grande Mestre Humberto Barbosa Mendes, conhecido carinhosamente por Humberto de Maracanã, que morreu aos 75 anos, em janeiro de 2015.

Segundo Maria José Soares, presidente do Boi de Maracanã, os últimos preparativos para a apresentação das novas indumentárias da brincadeira estão a todo vapor na sede do barracão. O trabalho está sendo feito por mais de 30 artesãos que fazem parte da brincadeira. Conhecido pela riqueza de detalhes, as indumentárias do boi Maracanã chamam a atenção por se apresenta. As penas usadas nas indumentárias, por exemplo, são de ema, adquiridas em outros municípios maranhenses.

Foto: Divulgação

Dona Maria José explicou à reportagem de O Imparcial que, em média, são usados mais de 20kg do produto, o que pode aumentar o volume, dependendo do recurso obtido a cada ano, além de outros produtos como miçangas, canutilhos, paetês, fitas, pedrarias e outros produtos que são usados nos bordados durante a confecção das vestimentas dos índios, índias vaqueiros e cablocos de pena.

Dona Maria José Soares revelou também que a temporada junina de 2017 do Boi de Maracanã também está voltada para as comemorações dos 20 anos de cantoria de Humberto Filho, que é um dos cantadores da brincadeira com o lançamento do CD duplo que terá a participação de cantadores de outros grupos como Chagas da Pindoba, Marquinhos da Maioba, Johny de Itapera, Lelé do Bairro de Fátima e outros, além do lançamento este mês do documentário O Guriatã, em homenagem ao cantador Humberto de Maracanã.

O cantador, que foi figura marcante na história do grupo folclórico, terá sua trajetória retratada em audiovisual graças ao programa Rumos Itaú Cultural. Uma equipe de São Paulo, da produtora Maracá Produções, esteve no início do ano em São Luís para captar as últimas imagens que comporão o DVD durante duas apresentações especiais do Batalhão de Ouro, como é conhecido o Boi de Maracanã. O material será montado, também, com imagens captadas no São João de 2016, das apresentações do boi nos diversos arraiais da capital maranhense.

Dona Maria Soares explicou que Guriatã foi o nome dado pela comunidade a Humberto de Maracanã, em homenagem ao pássaro homônimo de canto melodioso. Em outros estados, ele é conhecido também como Gaturamo­Itê, Guiratã, Guipara ou Guriatã­de­Bananeira. É uma ave bastante social e bonita. O macho tem as partes superiores azul­-metálicas, uma mancha amarela na testa e as partes inferiores amarelas. A fêmea apresenta as partes superiores verdeoliváceas e as inferiores amarelo­oliváceas.

O documentário terá imagens de Humberto em suas apresentações, depoimentos dos chamados Amigos da Velha Guarda do Boi de Maracanã e passagens com a participação de outros cantadores do boi, como Humberto Filho, Ribinha de Maracanã e Teteco. Para as duas noites de gravações e festa na comunidade do Boi de Maracanã, foram convocados, além dos brincantes e convidados, simpatizantes e pessoas de outras comunidades ligadas ao boi, como dos bairros Alemanha, Porto Grande, Vila Maranhão e Taim. Este ano, o Boi de Maracanã invadirá os terreiros e arraiais da ilha com mais de 500 brincantes, 10 ônibus , 70 índias, 30 cablocos de penas, 130 cablocos de fita, cinco negos chicos, quatro miolos, além das figuras tradicionais que fazem parte da brincadeira.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias