Sebrae

227 empreendedores rurais são certificados em Bacabal

Evento contou com a presença do Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Edilson Baldez e do diretor técnico do Sebrae no estado, José Morais

Reprodução

Duzentos e vinte e sete produtores rurais da região do Médio Mearim foram certificados pelo Sebrae e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), na última sexta-feira (9), por meio do Programa Negócio Certo Rural (NCR). A ação contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Bacabal e certificou empreendedores rurais capacitados pelo NCR no ano de 2016.

Os produtores beneficiados são de dez povoados do município de Bacabal – Bela Vista, Boa Vista da Tábua, Santa Maria, Lusiana do Bubu, São Sebastião dos Pretos, Mata Fome, Brejinho, Limeira, Vale do Mearim e Catucá.

Estiveram presentes na solenidade de certificação o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Edilson Baldez das Neves; o presidente do Senar e conselheiro do Sebrae, Raimundo Coelho de Sousa; o diretor técnico do Sebrae no estado, José Morais; o gerente regional do Sebrae em Bacabal, Aluízio Muniz, além do secretário de Emprego e Renda, Fabílson Barros e vereadores do município.

O Negócio Certo Rural é um programa gratuito de capacitação em planejamento e administração de pequenos negócios rurais. Auxilia os participantes tanto na melhoria de negócios existentes como na implantação de novas atividades. O objetivo é estimular que os empreendedores rurais inovem em produtos e serviços já existentes nas propriedades e até mesmo na criação de novas oportunidades como, por exemplo, no turismo rural, um negócio estratégico para o campo.

“A parceria entre o Sebrae, Senar e diversas prefeituras no estado do Maranhão já resultam em excelentes ganhos para os empreendedores rurais beneficiados. Nós, como representantes do Sebrae, ficamos muito felizes em ver o pequeno empresário do campo evoluir, buscar conhecimento e ganhar novas ferramentas para tornar a sua propriedade mais lucrativa. É uma satisfação muito grande ver que parcerias podem, sim, dar certo quando o trabalho é feito com seriedade e compromisso” destacou o presidente do Sebrae, Edilson Baldez.

No total, o NCR contabiliza 46 horas de capacitação, distribuídas ao longo de três meses de trabalho, com acompanhamento de um consultor da área. As aulas se dão por meio de encontros quinzenais nos finais de semana, seguidas de duas horas de consultoria individual em cada propriedade.

“O programa vem agregar informações e qualificar o homem do campo para gerenciar o seu negócio. A parceria entre o Senar e o Sebrae nos proporciona um contato excelente com o produtor rural de diversas regiões do estado, principalmente jovens, ávidos por conhecimento e por investimentos – sem contar que atende diretamente as expectativas desse público que é saber lidar com a sua própria renda e consequentemente, melhorar de vida, que é o mais importante”, frisou Raimundo Coelho.

Já o diretor técnico do Sebrae no Maranhão, José Morais, ressaltou que o programa é salutar por motivar o homem do campo e, principalmente, empoderar os mais jovens no sentido de revitalizar suas propriedades rurais, descobrindo os negócios mais viáveis e lucrativos que podem investir. “Isso resulta na redução do êxodo rural, porque os mais jovens não precisarão sair de seu lugar de origem em busca de uma vida melhor. Eles podem obter trabalho e renda na propriedade de sua família e ajudar a mudar a realidade do seu povoado e do seu município”, acredita o executivo.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias