São Luís abre as portas para o 40º Guarnicê de Cinema
O Guarnicê já reuniu mais de 110.000 pessoas em suas programações com um número de 7.420 trabalho exibidos nos seus 40 anos
Durante oitos dias São Luís respira cinema! De 02 a 10 de junho acontece a 40ª edição do Festival Guarnicê de Cinema, no Centro Histórico- Cine Praia Grande, Teatro Alcione Nazareth, Teatro da Cidade (antigo Roxy) e na sede no Delegacia de Assuntos Culturais (DAC) – Rua Humberto de Campos, 174.
O Festival, que é promovido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), é um dos mais antigos do país e sempre reúne grandes ícones do cinema local, nacional e internacional e fãs da sétima arte. “O Festival normalmente já agrega muita gente. Já temos muita participação do público e, neste ano, nós esperamos ultrapassar 10.000 pessoas circulantes”, afirmou a coordenadora geral Fernanda Pinheiro.
O Guarnicê já reuniu mais de 110.000 pessoas em suas programações; já teve 7.420 trabalhos exibidos e 18.900 trabalhos inscritos, conforme estimativa da Produção do Festival. Além disso, o público chegou a 7.000 pessoas somente na 39ª edição.
Filmes Maranhenses que concorrerão na Mostra Competitiva
A curadoria do evento, formada por Rafaelle Petrini, Stela Aranha e Daniel Queiroz selecionou 13 produções maranhenses. São eles:
Mostra Competitiva Guarnicê De Filmes Maranhenses
1.Angustia, Frederico Machado
2. Natureza Fala, Ramusyo Brasil
3. Carnavalha, Áurea Maranhāo Ramusyo Brasil
4. Flores-Sim Flores-São, Layo Bulhão
5. Príncipes No Exílio, Jōao Luciano
6. Timbuba – A Vida No Shopping, Andriolli Araújo
7. Traçados Arturo Saboia
8. Um Convite Daniel Drummond
9. A Pequena História Da Lenda De Ana Jansen, Beto Nicàcio
10. Eu Gosto, Carina Andrade
11. Pare, Olhe E Escute, Pablo Monteiro
12. Pôr Do Sol Filosófico – Prontuário De Sobrevivência, Manlio Macchiavello
13. O Império De Um Navegador, Edson Fogaça
Mostra Nacional Competitiva Guarnicê De Filmes Curtas-Metragens
14. Balada Para Os Mortos, Lucas Sá (MA/ RS)
Mostra Nacional Competitiva Guarnicê De Filmes Longas – Metragens
15- Lamparina Da Aurora Frederico Machado
Mostras Especiais
Treze filmes maranhenses foram selecionados pela curadoria e serão exibidos nas em três Mostras Especiais (não competitivas) da programação.
Mostra Arte Maranhão
Três documentários que retratam a produção cultural de renomados artistas plásticos e visuais do Estado. São eles: “Airton Marinho”, “Jesus Santos” e “Mondego”. Todos foram produzidos em 2016.
A Mostra Cenário Maranhão
Nove filmes: “Africanos Escravizados e Seus Ofícios no Maranhão Oitocentista”; “Casa de Madeira Chão de Mangue”; “Cantiliana e os Herdeiros do Mal de Lázaro”; “Iemanjá pela Última Vez”; “Mc Alcino Fora da Zona de Conforto”; ”O Náufrago e o Outro”; “Ruínas (Presos, Mas Livres)”; “Aos Deus, Ana” e “Cazumba Cajueiro Yby Marã Ey’ma”. Já a Mostra Jovem, voltada para o público de 12 a 17 anos, exibirá a produção “Branca” (2017)
Clique Aqui e confira o horário de exibição de todas as produções.
Oficinas
Durante os dias de eventos, serão oferecidas oito oficinas, com vagas previamente ocupadas, após seleção: “Direção Cinematográfica”,“Direção De Fotografia”,“Artesãos de Imagem”, “Produção para Cinema”, “Roteiro Cinematográfico”, “Som em cena”, “Atuação para Vídeo” e “Montagem”.
Entre os convidados estão: Di Moretti, com a oficina de Roteiro Cinematográfico, Beto Strada que desvendará os caminhos do som em cena, André da Costa vai trocar conhecimentos sobre técnica da Atuação para Vídeo, entre outros…