FESTIVAL

São Luís abre as portas para o 40º Guarnicê de Cinema

O Guarnicê já reuniu mais de 110.000 pessoas em suas programações com um número de 7.420 trabalho exibidos nos seus 40 anos

Foto: Divulgação

Durante oitos dias São Luís respira cinema! De 02 a 10 de junho acontece a 40ª edição do Festival Guarnicê de Cinema, no Centro Histórico- Cine Praia Grande, Teatro Alcione Nazareth, Teatro da Cidade (antigo Roxy) e na sede no Delegacia de Assuntos Culturais  (DAC) – Rua Humberto de Campos, 174.

O Festival, que é promovido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), é um dos mais antigos do país e sempre reúne grandes ícones do cinema local, nacional e internacional e fãs da sétima arte. “O Festival normalmente já agrega muita gente. Já temos muita participação do público e, neste ano, nós esperamos ultrapassar 10.000 pessoas circulantes”, afirmou a coordenadora geral Fernanda Pinheiro.

O Guarnicê já reuniu mais de 110.000 pessoas em suas programações; já teve 7.420 trabalhos exibidos e 18.900 trabalhos inscritos, conforme estimativa da Produção do Festival. Além disso, o público chegou a 7.000 pessoas somente na 39ª edição.

Filmes Maranhenses que concorrerão na Mostra Competitiva 

A curadoria do evento,  formada por Rafaelle Petrini, Stela Aranha e Daniel Queiroz selecionou 13 produções maranhenses. São eles:

Mostra Competitiva Guarnicê De Filmes Maranhenses

1.Angustia, Frederico Machado
2. Natureza Fala, Ramusyo Brasil
3. Carnavalha, Áurea Maranhāo Ramusyo Brasil
4. Flores-Sim Flores-São, Layo Bulhão
5. Príncipes No Exílio, Jōao Luciano
6. Timbuba – A Vida No Shopping, Andriolli Araújo
7. Traçados Arturo Saboia
8. Um Convite Daniel Drummond
9. A Pequena História Da Lenda De Ana Jansen, Beto Nicàcio
10. Eu Gosto, Carina Andrade
11. Pare, Olhe E Escute, Pablo Monteiro
12. Pôr Do Sol Filosófico – Prontuário De Sobrevivência, Manlio Macchiavello
13. O Império De Um Navegador, Edson Fogaça

Mostra Nacional Competitiva Guarnicê De Filmes Curtas-Metragens
14. Balada Para Os Mortos, Lucas Sá (MA/ RS)

Mostra Nacional Competitiva Guarnicê De Filmes Longas – Metragens
15- Lamparina Da Aurora Frederico Machado

Mostras Especiais 

Treze filmes maranhenses foram selecionados pela curadoria e  serão exibidos nas em três Mostras Especiais (não competitivas) da programação.

Mostra Arte Maranhão
Três documentários que retratam a produção cultural de renomados artistas plásticos e visuais do Estado. São eles: “Airton Marinho”, “Jesus Santos” e “Mondego”. Todos foram produzidos em 2016.

A Mostra Cenário Maranhão

Nove filmes: “Africanos Escravizados e Seus Ofícios no Maranhão Oitocentista”; “Casa de Madeira Chão de Mangue”; “Cantiliana e os Herdeiros do Mal de Lázaro”; “Iemanjá pela Última Vez”; “Mc Alcino Fora da Zona de Conforto”; ”O Náufrago e o Outro”; “Ruínas (Presos, Mas Livres)”; “Aos Deus, Ana” e “Cazumba Cajueiro Yby Marã Ey’ma”. Já a Mostra Jovem, voltada para o público de 12 a 17 anos, exibirá a produção “Branca” (2017)

Clique Aqui e confira o horário de exibição de todas as produções.

Oficinas

Durante os dias de eventos, serão  oferecidas oito oficinas, com vagas previamente ocupadas, após seleção: “Direção Cinematográfica”,“Direção De Fotografia”,“Artesãos de Imagem”, “Produção para Cinema”, “Roteiro Cinematográfico”, “Som em cena”, “Atuação para Vídeo” e “Montagem”.

Entre os convidados estão: Di Moretti, com a oficina de Roteiro Cinematográfico, Beto Strada que desvendará os caminhos do som em cena, André da Costa vai trocar conhecimentos sobre técnica da Atuação para Vídeo, entre outros…

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias