Projeto social

Projeto ‘Sonho de Menina, Realidade de Mulher’ será realizado em São Luís

Este ano a iniciativa promove diversas atividades para 11 comunidades na área da Cidade Olímpica, na capital maranhense

Estima-se que a cada hora 228 crianças são exploradas sexualmente em países latinos e no Caribe. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil está no topo dessa lista. Diante deste contexto social, o Instituto Brasileiro de Políticas Públicas – IBRAPP realizaa segunda edição do projeto “Sonho de Menina, Realidade de mulher”.

Este ano a iniciativa promove diversas atividades para 11 comunidades na área da Cidade Olímpica, no dia 18 de maio, a partir 9h, na Paróquia Santíssima Trindade, Avenida 01. A data também marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O evento tem uma programação aberta ao público com rodas de conversas, oficinas educativas e atividades lúdicas. Dentro do cronograma estão: atendimentos de saúde, realizados pela Escola de Enfermagem Ana Neri; agendamento e consulta ao Cadastro Único do Governo Federal(CadÚnico); cortes de cabelo e manicure com profissionais do Instituto Embelleze e ainda, atendimentos jurídicos com uma equipe da Defensoria Pública do Estado. “A proposta do IBRAPP é promover um momento de educação e serviços, através de parcerias com outras organizações sociais e com o poder público, para a melhoria na qualidade de vida da população”, explica Lívia Pires, gerente do IBRAPP.

O projeto “Sonho de Menina, Realidade de Mulher”, atua em três eixos principais divididos em: empoderamento de mulheres e meninas, saúde e combate ao abuso e a exploração sexual.O objetivo desta edição é promover uma articulação social junto às comunidades do entorno da Cidade Olímpica,através da educação para igualdade de gênero e temas relacionados ao Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Esta articulação se dará por meio da mobilização de crianças e adolescentes, bem com de seus familiares, a respeito dos temas propostos.Este ano cerca de 200 jovens, na faixa etária de 12 a 18 anos, serão atendidos pelo projeto.

Sobre o projeto – o projeto “Sonho de Menina, Realidade de Mulher”contribui parao trabalho de educação em comunidades a respeito da equidade de gêneros. O conjunto de ações,em 2016, contemplouos moradores da área do Recanto dos Vinhais e teve a programação exclusivamente voltada para garotas de 10 a 17 anos. Foram atendidas aproximadamente 100 jovens. Nesta edição, diferente da anterior, a iniciativa contempla um público misto, uma forma que o IBRAPP encontrou para conscientizar os meninos e rapazes,desde cedo, sobre o papel da mulher na sociedade, e sobre a importância da igualdade de gênero.

Entenda o dia 18 –No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seus agressores nunca foram punidos. Após a repercussão do caso, o movimento em defesa dos direitos de crianças e adolescentes conquistou a aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000 que instituiu o 18 de maio como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. A Lei tem o objetivo de mobilizar a sociedade pelo fim da violência sexual e pela luta dos direitos da criança e do adolescente.

A data escolhida para a realização do Projetosimboliza o engajamento na luta por esses direitos. Faz parte da missão do Instituto Brasileiro de Políticas Públicas – IBRAPPcontribuir para projetos que visam contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população e para o fim da violência de gênero.

 

Programação:

8h –  Recepção dos Participantes

8h30 – Abertura (Banda dos Bombeiros Mirins)

Local: Paróquia Santíssima Trindade

9h10 – A Jornada Pela Equidade de Gênero

Palestrante: Luziane de Jesus Sousa Lima dos Santos – Assistente Social, Coordenadora Técnica da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social/ SEMCAS.

10h – Oficinas Temáticas:

  • Empoderamento Feminino;
  • Confecção de bonecas e bonecos;
  • Educomunicação;
  • Liderança.

10h – Rodas de Conversas:

  • Identificando os Sinais do Abuso e Exploração sexual de Crianças e adolescentes;
  • Direitos Sexuais, direitos reprodutivos e métodos anticoncepcionais.

11h – Apresentação dos Resultados das Oficinas

12h – Intervalo Almoço

13h30 – Recepção dos Participantes

14h–Reapresentação da palestra: A Jornada Pela Equidade de Gênero

15h – Oficinas Temáticas e Rodas de Conversas

16h – Apresentação Grupo de Arte Maria José Aragão (Gamar)

17h – Encerramento

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias