'Olhar Maranhão'

Projeto ‘Olhar Maranhão’ deve prestar assistência oftalmológica em escolas públicas

O projeto deve funcionar através de consultórios itinerantes nas escolas públicas das redes municipal e estadual

Estudantes de escolas públicas da rede municipal e estadual serão beneficiados pelo projeto ‘Olhar Maranhão’, que deve prestar assistência oftalmológica através do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA) em parceria com o Governo do Maranhão e a Prefeitura de São Luís.

O projeto funcionará com consultório itinerante nas escolas, e atenderá estudantes da rede pública, com o objetivo de evitar que problemas oftalmológicos precoces tornem-se definitivos ou incapacitantes. Neste primeiro momento, o projeto chegará a 54 escolas públicas da rede estadual e municipal de São Luís, que fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE).

Será realizada a triagem dos estudantes e o deslocamento destes, nos casos em que a escola não tenha estrutura apropriada para receber o consultório itinerante. O HUUFMA realizará as consultas oftalmológicas para diagnóstico e a Seduc fará a aquisição dos óculos para doação aos estudantes que forem detectados com problemas de visão. Ao todo, serão realizadas 32 consultas por dia.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, destaca que a detecção de possíveis problemas oftalmológicos precoces, além de contribuir para que não se tornem mais graves, ajuda, ainda, na melhoria do rendimento escolar de estudantes que por problemas de visão não conseguem desenvolver com plenitude suas atividades escolares e, consequentemente, a diminuição da evasão escolar. “Este é um programa que já existiu antes financiado pelo Ministério da Saúde e executado pelo HUUFMA, porém estava em vias de extinção. O governador Flávio Dino determinou que, além de apoiarmos o projeto através da aquisição dos óculos, ampliássemos também o atendimento para os alunos da rede estadual, na capital maranhense. Então, no caso dos estudantes em que forem detectados problemas de visão e necessitem de óculos, a Seduc fornecerá os óculos. Nas situações mais graves, que necessitem de cirurgia, os estudantes serão encaminhados ao Hospital Universitário, para o procedimento cirúrgico”, destacou o secretário.

A Superintendente do HUUFMA, Joyce Lages, destaca que além de beneficiar os estudantes com atendimento, a parceria tem um caráter social. “Quando o Ministério da Saúde nos informou que não tinha mais como manter o financiamento para execução do programa, ficamos preocupados porque vínhamos fazendo o atendimento das crianças nas escolas e verificamos muitas com déficit visual. Então procuramos o Governo do Estado que aceitou entrar como parceiro do projeto. Logo, nas crianças que for constatado o problema visual, os óculos serão doados pelo Seduc e, se porventura, ela tiver outro problema mais grave que necessite de cirurgia, o HUUFMA fará o procedimento”, declarou a superintendente.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias